terça-feira, 9 de outubro de 2012

Nova categoria em ascensão

Zulmira Felicio

O empreendedorismo no Brasil vem andando a passos largos. Prova disso é que vem crescendo o número de atendimentos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São Paulo . Em 2011 o Sebrae de São Paulo atendeu mais de 450 mil micro e pequenas empresas em pontos de atendimento, número que deverá ser superado este ano. "Todo ano notamos um aumento do interesse da população em empreender. Com a criação da figura do Empreendedor Individual isso ficou ainda mais forte. Segundo projeções do Sebrae, daqui a dois anos, o número de Empreendedores Individuais [EI] já será maior que o total de micro e pequenas empresas no Brasil. Hoje, temos mais de 2,5 milhões de EIs em todo o País", informa Bruno Caetano (na foto) , diretor-superintendente do Sebrae-SP. Segundo o Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa - 2010/ 2011 (Sebrae-NA/ Dieese), está registrado no Brasil o total de 6.120.927 empresas, das quais 5.778.773 são micro, e 342.154, de pequeno porte.

Apenas 1% das pessoas sem educação formal se aventura a ser um microempreendedor individual. 2% delas têm curso de pós-graduação; a maioria (48%) possui curso médio e/ou técnico. Cinquenta e quatro por cento são homens cuja ocupação anterior era de empregado com carteira assinada (44%), desempregado (24%) e há 5 anos como empreendedor informal (5%).

De acordo com Bruno Caetano, a recente pesquisa do Sebrae, "Perfil do Microempreendedor Individual 2012", divulgada em julho, aponta que os EIs estão concentrados em São Paulo (23,75%), Rio de Janeiro (12,43%), Minas Gerais (10,07%) e Bahia (7,75%). Além da capital paulista, que abriga 33% dos EIs, em Guarulhos estão localizados 3%, em Campinas, 3%, e em Ribeirão Pret, 2%. Deste total, apenas 22% recebem informações sobre os serviços do Sebrae-SP.

As principais dificuldades de quem busca os serviços do Sebrae-SP são: formulação do plano de negócios, controle financeiro da empresa, formalização e capacitação do Empreendedor Individual, dúvidas sobre fechamento e abertura da empresa, informações sobre legislação/regulamentação da empresa, práticas de marketing e gestão de pessoas.

No ano passado, o Sebrae ministrou cerca de 3 mil cursos, mais de 55 mil consultorias e 11 mil palestras, oficinas e seminários foram realizados. A entidade paulista também ajudou os empreendedores paulistas a inovar seus processos. Mais de 10 mil empresas de pequeno porte utilizaram as soluções de inovação do Sebrae-SP. Boa parte destas soluções está dentro do programa Sebraetec, que teve novidades para 2012 com a implementação do Programa Agente Local de Inovação (ALI), em que bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) orientam empreendimentos por até dois anos. "Apenas em 2011, o programa atendeu mais de 13 mil MPEs no Brasil, mais do que o dobro de 2010, quando foram registrados 5,5 mil atendimentos", ressalta o presidente do Sebrae em São Paulo.

A entidade também apostou no apoio aos empreendedores pela conquista de novos mercados. Foram 481 as MPEs que receberam subsídio da entidade paulista para participar como expositoras ou visitantes de feiras e eventos, por meio de missões e caravanas para os principais eventos do setor de comércio, indústria, serviços e agronegócios do País, tais como: Agrishow, Francal, Couromoda, Equipotel, Brasilplast, Apas, e Pet South America, entre outras.

Além disso, o Sebrae-SP focou energia em projetos que beneficiaram diversas cadeias produtivas, como o AgroSebrae, que atendeu, com capacitação em gestão empresarial e consultorias tecnológicas, mais de 800 produtores rurais nas cadeias de olericultura, fruticultura, leite, café, ovinos, apicultura e plantas ornamentais.

No setor de Turismo foram 17 os projetos de Circuito Turístico apoiados pela entidade, beneficiando mais de cinco mil empresas dos segmentos de atrativos turísticos, meios de hospedagem, alimentação fora do lar, agências de turismo receptivo, artesanato, comércio varejista diferenciado, cultura e entretenimento. O programa recebeu 17 novos consultores especialistas nestas áreas para atender à demanda do setor.

Na preparação dos empreendedores para a Copa de 2014, em 2011 o 'Programa Sebrae 2014' realizou quatro grandes eventos de capacitação que reuniram mais um mil empresários. Eles receberam informações sobre as oportunidades de negócios que o mundial de futebol deve gerar para as MPEs e como se preparar para aproveitá-las. "Este programa continua forte este ano, já realizamos três grandes eventos, com uma média de 500 pessoas em cada. Em dezembro realizaremos mais um, com a mesma expectativa de público", adianta Caetano.

DCI

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