sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Textos estão sendo enviados a contribuintes com o falso propósito de atestar que a declaração está retida na malha fina

A Receita Federal soltou um comunicado à imprensa nesta segunda-feira (31) confirmando um golpe que está ocorrendo pelo Facebook para obter informações fiscais, cadastrais em principalmente, financeiras da população.

De acordo com o órgão, estão sendo enviadas mensagens eletrônicas em nome do órgão, pela rede social, com o falso propósito de atestar que o contribuinte teve sua Declaração do Imposto de Renda retida na malha fina.

As mensagens utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas. "Os links contidos em determinados pontos indicados na correspondência costumam ser a porta de entrada para vírus e malwares no computador". alerta a Receita, que preparou um alista de providências.

Como proceder diante dessas mensagens:

1 - não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
2 - não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal; e
3 - excluir imediatamente a mensagem.
A instituição alerta que seus canais na internet – como também o Youtube e o Twitter – não são canais de atendimento ao contribuinte, sendo apenas meios de propagação de campanhas, dicas e outras pequenas mensagens aos contribuintes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário