sábado, 28 de julho de 2018

Os Novos Desafios de ser Contador Hoje em Dia


O contador é um profissional responsável por cuidar de questões financeiras, além de patrimônio e impostos de um negócio ou empresa.

O contador do dia-a-dia é embalado com declarações de renda, contas a receber ou pagar, planilhas, impostos, taxas e muito mais.

Pensando nisso e sabendo que essa área de expansão pode ter vários obstáculos, você precisa conhecer os desafios da profissão de contador.
Vamos?

DESAFIOS DA PROFISSÃO DE CONTADOR

O departamento de contabilidade exige muita responsabilidade por parte do profissional, juntamente com uma atenção diária a cada detalhe.

Além disso, as atividades são desenvolvidas por profissionais e técnicos especializados no assunto, devidamente cadastrados no Conselho Regional de Contabilidade, e envolvem empresas privadas e públicas, organizações não-governamentais, entre outros.

Então você precisa conhecer os desafios que essa profissão pode trazer.

SOBREVIVER AO MERCADO

Um dos grandes desafios da profissão contábil e de vários outros é sobreviver ao atual mercado de trabalho, sobrecarregado de profissionais.

Com uma grande oferta de profissionais, mas com menor demanda, destacam-se aqueles que realmente fazem a diferença.

Portanto, é essencial buscar novas formas de sobreviver ao mercado atual por meio da especialização na profissão ou até mesmo através da inovação no relacionamento com o cliente. Além disso, é importante diferenciar na área, o que envolve superar as dificuldades e reconhecer as próprias fronteiras e oportunidades do mercado.

ATUALIZAÇÃO CONSTANTE

Como já mencionado, a atualização constante do profissional é uma das formas de superar os desafios atuais do mercado de trabalho.

Manter-se atualizado evita que você caia em um formato ultrapassado de trabalho.

Isso significa que um dos desafios da contabilidade deve ser continuar a se especializar no campo mesmo depois de ter uma carreira ou já estar financeiramente estável.

A contabilidade já é um tipo de atividade que envolve constantes mudanças na legislação e obrigações que devem ser aplicadas constantemente, mas o profissional deve estar sempre atento às novas tendências de mercado que vão além dessas mudanças já esperadas.

Com essa atualização constante, você evita que seus negócios fiquem atrás dos concorrentes, mantendo sua mente e negócios abertos a novas possibilidades.

NOVO PERFIL

Com a constante necessidade de especialização e constantes mudanças no mercado de trabalho, o contador pode enfrentar um novo desafio: o perfil profissional para o próximo ano.

Esse desafio se refere a um contador diante de milhares de desafios que precisam usar a tecnologia a seu favor.

Pensando nisso, você precisa se tornar um contador proativo e tentar reduzir os impactos de mudanças constantes nos negócios.

Desta forma, o desafio do novo perfil refere-se à gestão e uso de tecnologia para agregar nas atividades comuns do escritório para se destacar no mercado, como aderir à contabilidade online.

O uso de ERPs (Enterprise Resource Planning), que são sistemas integrados de gestão, tem se tornado cada vez mais frequente. Eles facilitam consideravelmente a rotina contábil, pois, ao invés de refazer a digitação já feita pelo cliente, permite que os dados sejam exportados, tornando o trabalho no escritório de contabilidade menos operacional e mais analítico. Assim, o contador tem mais tempo para se concentrar em questões mais importantes, como análises para verificar se o regime tributário escolhido pela empresa está sendo adequado, por exemplo, e consegue atender de forma eficiente e eqüitativa a um maior número de clientes.

CONSULTORIA

A consultoria é uma das áreas com as quais poucos empresários se preocupam até que realmente precisem dela.

Um dos desafios que os empresários enfrentam é a dificuldade de lidar com a legislação em constante mudança e a tributação complexa.

Pensando nesse desafio, a contabilidade vem para facilitar e trazer o diferencial para sua empresa.

Esta área de consultoria serve para ajudar os empresários com estes desafios diários, para demonstrar onde estão errados e para ajudar a indicar as melhores saídas para as mais diversas situações.

É outro caminho que alguns contadores escolhem, mas precisam de uma boa qualificação para orientar as empresas corretamente.

COLETA DE SERVIÇOS

Um desafio comum da nova profissão de contador é começar a se preocupar com os serviços que são realizados e não os honorários.

Isso significa que os escritórios de contabilidade devem detalhar os serviços que serão fornecidos e começar a cobrar esses serviços individualmente.

Além disso, você precisa ter aconselhamento adequado para obter o valor exato de impostos e evitar a execução de serviços desnecessários.

SERVIÇO PERSONALIZADO

O atendimento personalizado vem para suprir os desafios de um contato cada vez mais escasso na contabilidade.

A fim de eliminar o problema de contato e relacionamento com clientes e empresas, o atendimento personalizado vem para fazer perguntas, facilitar as cobranças e a comunicação geral e para falar de assuntos que são problemas comuns nas empresas.

Embora poucas empresas realmente entendam as dificuldades dos clientes, é através do atendimento personalizado que este desafio é superado e que surge a possibilidade de resolver dilemas e facilitar o acesso à informação e à solução de problema.

Atualmente, existem várias plataformas de contato com o cliente, algumas no próprio ERP, que permitem interação constante com os clientes, agilizando o atendimento ao cliente e possibilitando o acompanhamento direto.

PRESENÇA DIGITAL

Um desafio comum em algumas empresas de contabilidade é a falta de mídia digital que possa dar algum suporte ao profissional.

A presença digital evita que o seu escritório fique desatualizado, além de atrair clientes em potencial que procuram as empresas mais atualizadas do mercado.

Pensando nessa questão, a presença digital envolve um site, blog ou até redes sociais que devem ser constantemente atualizadas.

A principal maneira de usar a presença digital é através do marketing virtual, que pode atingir um número muito maior de clientes em potencial.

A ideia é publicar artigos de negócios, fazer posts gráficos (como imagens), vídeos explicativos, e-mails e outros.

PARCERIAS

As parcerias podem ser vistas com certa resistência por parte de alguns profissionais da área e até atrasam o andamento de algumas ideias.

Você deve estar sempre ciente de qualquer oportunidade e possíveis parceiros de negócios para não ficar para trás quando surgir alguma ideia inovadora.

Com o surgimento do empreendedorismo, a contabilidade é uma área que pode crescer rapidamente com dedicação e persistência.

Então vale a pena estudar uma empresa ou parceiros antes de tentar uma nova parceria e realmente entrar nessa área.

Desta forma, é mais fácil para você fazer bons parceiros e buscar a constante evolução da empresa ou do seu escritório.

As parcerias podem ser feitas de várias maneiras, tanto para facilitar a entrada e a fidelidade do cliente quanto para otimizar o trabalho por meio de novas ferramentas ou mesmo para disseminação. Uma parceria bem desenvolvida pode ter ótimos resultados e diferenciar o contador dos demais profissionais do mercado.

CONCLUSÃO

Agora que você já sabe tudo sobre os desafios contábeis e a melhor maneira de contornar esses problemas, comece a anotar agora mesmo todas as dicas para ter sucesso.

Com isso em mente, você pode garantir todas as estratégias necessárias para o crescimento na área e impedir que seus negócios saiam dos trilhos.

Assim, você pode deixar de lado a imagem de um contador trancado em uma sala com uma calculadora na mão e se preparar para os novos desafios diários do mercado atual.

Fonte: PJ SIMPLES

Nenhum comentário:

Postar um comentário