domingo, 13 de junho de 2021

Mais de 1,7 milhão de declarações caíram na malha fina do IRPF 2021

 31.mai.2021 (segunda-feira) - 20h20

A Receita Federal informou que 1,778 milhão de declarações caíram na malha fina do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2021. O prazo de entrega da declaração acaba nesta 2ª feira (31.mai.2021), mas ainda é possível fazer a retificação para evitar o pagamento de multas e garantir a restituição.

De acordo com a Receita Federal, 32,5 milhões de declarações foram recebidas até as 17h desta 2ª feira (31.mai). O balanço do IRPF 2021 foi apresentado na noite desta 2ª feira (31.mai). Eis a íntegra da apresentação.

Supervisor do Programa do Imposto de Renda, José Carlos Fonseca disse que o volume de declarações que caiu na malha fina “está dentro da normalidade”. Ele falou ainda que a expectativa é que esse número caia praticamente pela metade nos próximos meses, à medida que os contribuintes percebam e corrijam os erros da declaração do IRPF 2021.

Fonseca disse que é importante consultar o status da declaração para saber se há pendências a serem corrigidas. “Não basta entregar a declaração. Volte na página da Receita e veja se sua declaração não gerou alguma pendência. Se houver uma pendência apontada, haverá também a informação de como regularizar”, afirmou.

Segundo o supervisor do IR, quem regularizar as pendências com celeridade poderá receber a restituição dentro do cronograma de pagamentos deste ano, que vai até 30 de setembro. Caso contrário, a pessoa poderá ser notificada pela Receita. “Se não regularizar, fica sujeita a ser intimidada, notificada e iniciado um procedimento fiscal. Nessa situação, não há mais condições de ela regularizar espontaneamente”, disse.

PRAZO

De acordo com a Receita Federal, 2,9 milhões de declarações retificadoras já foram apresentadas até as 17h desta 2ª feira (31.mai). O volume foi considerado expressivo e fez o Fisco aumentar o número de declarações esperadas em 2021, de 32 milhões para 34 milhões.

“O número de declarantes se mantém. Porém, uma parcela boa de contribuintes apresentou declarações retificadoras, corrigindo ou ajustando e aumentando o número de declarações”, afirmou Fonseca, ao apresentar a nova estimativa de declarações do IRPF 2021.

O Fisco recebe as declarações do IRPF 2021 até às 23h59 desta 2ª feira (31.mai.2021) e diz que o sistema está funcionando sem problemas. Quem não entregar a declaração no prazo estará sujeito ao pagamento de uma multa no valor de R$ 165,74 para quem não tem imposto a pagar, mas nos outros casos pode chegar a 20% do imposto devido.

O secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, disse que quem perdeu o prazo pode entregar a declaração do IRPF 2021 a partir desta 3ª feira (01.jun.2021) mediante o pagamento da multa. Quem não o fizer poderá receber multas maiores depois.

“É importante que o contribuinte que porventura não conseguir preencher e entregar sua declaração no dia de hoje, faça normalmente a partir de amanhã. […] O contribuinte que está obrigado a fazer a entrega da declaração e pagar o imposto e não o fizer estará sujeito ao lançamento de ofício por parte da Receita Federal e aí as multas serão maiores”, afirmou Tostes.


Fonte: Poder360

Nenhum comentário:

Postar um comentário