quinta-feira, 28 de junho de 2012

Leão alerta sobre fraude por cartas

Contribuintes devem ficar atentos à tentativa de golpes por meio de cartas enviadas pelos Correios. O alerta foi feito pela Receita Federal ontem em seu site (http://www.receita.fazenda.gov.br/). Segundo a nota, correspondências semelhantes as do Fisco são enviadas com o objetivo de recolher dados pessoais de cidadãos desavisados.

De acordo com a Receita, somente o endereço eletrônico oficial é confiável para fazer alterações, consultas e regularizações cadastrais. Na página, a ferramenta que o contribuinte deve utilizar é o Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC). Para usar esse espaço, a nota informa, “é necessário gerar um código de acesso ou possuir um certificado digital”.

SITE OU UNIDADES

O contribuinte deve desconfiar, inicialmente, pelo envio de cartas para coleta de informações pessoais, como destaca o alerta divulgado: “A Receita Federal do Brasil adverte que não envia cartas solicitando ou intimando contribuintes a regularizarem dados cadastrais”. Se preferir não utilizar os serviços virtuais, basta ir até à central de atendimento ao contribuinte, em uma das unidades da Receita.

No período que antecede a entrega das declarações, reclamações foram encaminhadas para o Fisco, questionando as cartas enviadas. O golpe consiste em obter dados fiscais e bancários que, de alguma forma, possam “expor a vida privada dos cidadãos”, como ressalta a nota.

CANAL — O Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) é bom para quem quer fazer consultas, alterações ou regularizações em alguns cliques e sem sair de casa.

FRAUDES — Golpistas sempre encontram novos meios de tentar extrair dados dos cidadãos. A fraude via carta falsa é um alerta para os contribuintes confiarem somente no site do Fisco.

Fonte: Site Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário