segunda-feira, 13 de maio de 2013

Total de declarações do IRPF/2013 fica dentro das previsões da Receita

A Receita Federal recebeu, até as 23h59s59 do dia 30 de abril, 26.034.621 Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física - DIRPF 2013, ano-calendário 2012, volume considerado dentro das previsões do órgão para este ano.
Na entrevista concedida no mesmo dia (30), o secretário, Carlos Alberto Barreto, classificou como "bastante positivos" os números sobre a Declaração do IRPF este ano, acrescentando que o êxito pode ser atribuído ao comportamento "muito bom" do sistema informatizado de recebimento das declarações, que funcionou sem falhas.
Segundo Barreto, a maior concentração de envio nos últimos dias deve ser creditada às facilidades oferecidas, "que deixaram os contribuintes mais relaxados e mais confiantes nos programas". Somente no último dia, 3.399.665 contribuintes entregaram da declaração, o que demonstra a capacidade dos sistemas de recebimento.
Tablets
O secretário mostrou-se também satisfeito com o resultado das novidades implementadas pela RFB para facilitar a entrega das declarações - via "tablets" e "smartphones". Mais de 7 mil contribuintes utilizaram a ferramenta para apresentação este ano, ele disse que o número está dentro da expectativa, por ser o primeiro ano da novidade.
Ele previu que o número de entregas por "tablets" e "smartphones" em 2014 já alcançará uma quantidade bem mais expressiva. Quanto ao novo sistema de pré-preenchimento da Declaração pela própria Receita, em que o contribuinte já receberá uma pré-declaração, com dados da Declaração anterior e mais as informações da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte. Barreto concluiu esclarecendo que a equipe do órgão "está trabalhando muito nessa direção".
A coletiva final do IRPF 2013 contou com a participação do supervisor nacional do PIR, Joaquim Adir, da coordenadora-geral da Cotec, Cláudia Andrade, e do presidente do Serpro, Marcos Mazoni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário