segunda-feira, 31 de março de 2014

OQUE É JUSTIÇA/JURAMENTO MEDICINA

O QUE É JUSTIÇA?

Justiça significa respeito à igualdade de todos os cidadãos, e é um termo que vem do latim. É o principio básico de um que tem o objetivo de manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.

É um termo abstrato que designa o respeito pelo direito de terceiros, a aplicação ou do seu direito por ser maior em virtude moral ou material. A Justiça pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais.

Em Roma, a justiça é representada por uma estátua, com olhos vendados, que significa que "todos são iguais perante a lei" e "todos têm iguais garantias legais", ou ainda, "todos têm iguais direitos". A justiça deve buscar a igualdade entre todos.
Segundo Aristóteles, o termo justiça denota, ao mesmo tempo, legalidade e igualdade. Assim, justo é tanto aquele que cumpre a lei (justiça em sentido estrito) quanto aquele que realiza a igualdade (justiça em sentido universal).
Justiça também é uma das quatro virtudes cardinais, e, segundo a doutrina da Igreja Católica, consiste "na constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido"
JURAMENTO MEDICINA

“ Eu juro / que ao exercer a arte de curar / 
mostrar-me-ei fiel / aos preceitos da 
honestidade, / caridade e da ciência. 
Penetrando no interior dos lares, / meus 
olhos serão cegos, / minha língua calará 
os segredos que me forem revelados, / os 
quais terei como preceito de honra. 
Nunca me servirei da profissão / para 
corromper os costumes e favorecer o 
crime. 
Se eu cumprir este juramento com 
fidelidade / goze eu, para sempre, / a 
minha vida, minha arte / de boa 
reputação entre os homens. 
Se o infringir ou dele me afastar, / 
suceda-me o contrário”. 
Assim eu Juro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário