quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Administrar uma empresa de contabilidade

Em instância popular podemos dizer que a administrar uma empresa de contabilidade é algo muito desafiador que coloca a prova qualquer espírito empreendedor.

Uma empresa de contabilidade já é composta de inúmeros desafios, como por exemplo, atender todas as demandas normativas relacionadas à contabilização dos atos e fatos contábeis, relacionadas às deliberações fiscais juntamente com os regulamentos e leis instituídas para cada tributo, relacionadas aos preceitos previdenciários e trabalhistas, e relacionadas à legislação comercial.

É fato que todo contador antigamente era visto como um “guarda livros”, mas agora a realidade é outra. Qualquer empresa que quer ter o pleno controle e sustentabilidade do patrimônio precisa ter todas as movimentações financeiras ou não financeiras totalmente contabilizadas, seja por uma equipe contábil interna ou por uma empresa de contabilidade terceirizada. Toda empresa precisa ter os olhos fitos nas demonstrações contábeis e utilizá-la realmente como ferramenta de Gestão se quiser ter sucesso.

Além dos desafios das demandas normativas, a empresa de contabilidade precisa estar composta por equipe que tenha qualidade técnica, e conhecimento amplo, devido à convergência das normas internacionais de contabilidade para o Brasil. E captar ou formar uma equipe nesses parâmetros passa a ser muito complexo, devido a alguns fatores: Devido à escassez de profissionais, devido ao ensino que formam esses profissionais estar abalado pelas mudanças da contabilidade, mudanças nas legislações comercias, mudanças nas legislações tributárias e também devido ao

aumento salarial repentino para a categoria profissional. Atualmente os profissionais da área contábil estão sendo visados por todos, pois tem sido a grande necessidade do mercado em geral. Multinacionais e Grandes empresas contratam esses profissionais, médias empresas também, empresas de auditoria e perícia, empresas de contabilidade e até o próprio setor público.

Novos desafios também encontrados nas novas regras para o combate ao crime de lavagem de dinheiro, que obriga as empresas contábeis a comunicar ao COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) qualquer operação que se caracterize como lavagem de dinheiro, colocando assim, as empresas de contabilidade em uma trincheira. Certamente nenhuma empresa de contabilidade que se preze irá concordar que qualquer cliente faça operações ilícitas, entretanto o Fisco incluiu a empresa de contabilidade como seu agente fiscalizador, trazendo ainda mais responsabilidades.

Diante de tantos desafios, como administrar uma empresa contábil?

Sugiro que a princípio, remodele o plano de negócios, estabelecendo diretrizes novas conforme o cenário atual da contabilidade. Deixe bem claro as vantagens e desvantagens nesse cenário, os pontos fortes e fracos, as metas para alcançar os objetivos, se necessário estabeleça novos objetivos.

Em seguida mapeie totalmente o fluxo de caixa para as operações atuais e seguintes compreendendo até o final do ano seguinte, estabeleça o fluxo previsto no cenário atual, e em paralelo simule novos fluxos projetando possíveis cenários alcançáveis, por exemplo, com novos clientes e novos serviços. A finalidade é não desprezar nenhum cenário, até mesmo o cenário da escassez financeira.

Depois olhe internamente na organização e mapeie as competências dos empregados que tem, verifique quais têm mais facilidade de adaptação a mudanças, e utilize-os da forma que achar melhor, mas com objetivos alcançáveis, até mesmo para panfletar, se o objetivo for alcançar novos clientes.

Tendo feito as três etapas acima, agora foque apenas você empreendedor. Mapeie seus pontos fortes, e deixe-os mais fortes, envolva-se completamente com suas competências de gestão e aplique-as primeiramente em si mesmo. Aplique a gestão do tempo, aplique a liderança, aplique o entusiasmo e bom ânimo, aplique a atenção em ouvir seus pensamentos, tenha um tempo só seu e medite, cresça intelectualmente, cresçaemocionalmente, busque sabedoria, e acima de tudo tenha fé.

Depois de ter feito isso é só encarar todos esses desafios como se não fossem desafios!

Texto confeccionado por: Mateus Vicente

Fonte: Site Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário