terça-feira, 5 de março de 2019

Restituição do Imposto de Renda: Entenda como funciona

Você sabia que o governo te devolve o valor de impostos que você pagou a mais durante o ano? Entenda como funciona e saiba consultar a restituição do Imposto de Renda.  
 
Todo ano, os brasileiros têm que fazer a declaração do imposto de renda. Esse relatório serve para o governo verificar se todos os impostos foram pagos corretamente.  Com isso,  quando o valor pago por você de impostos for maior, o governo devolve esta sobra – que é a restituição. 

Como funciona a restituição do Imposto de Renda?

No momento em que você conclui a sua declaração do imposto de renda já dá para saber se vai ser preciso pagar a mais ou receber dinheiro (o próprio programa do IRPF traz essa informação). Assim, se você pagou impostos a mais, será preciso informar o número da sua conta bancária para que o dinheiro seja devolvido.
 
Essa devolução é disponibilizada dando preferência para idosos, deficientes e portadores de doenças graves. Depois dessas prioridades, as pessoas que fizeram a declaração logo no começo do prazo recebem a restituição do imposto de renda. A devolução do dinheiro será feita até o fim do ano seguinte à declaração. Por isso, não demore para declarar sua renda, pois quanto mais cedo fizer, mais cedo você vai receber a restituição do IRPF!

Quando é feita a restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda é feita em lotes, de mês em mês. Além disso, a cada mês ela sofre uma atualização de acordo com a taxa Selic até o dinheiro ser depositado em sua conta, após o depósito o valor não sofre nenhuma alteração, independente da data que você receba a restituição do IR.
 
A Receita Federal do Brasil, através do Ato Declaratório Executivo Corec 1/2019, divulgou as datas da restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF), referente ao exercício de 2019, ano-calendário de 2018 
 
Em 2019, os prazos de recebimento da Restituição do Imposto de Renda começarão no dia 17 de junho e devem ir até dezembro. Veja como conferir todos os lotes na tabela abaixo!
 
I – 1º (primeiro) lote, em 17 de junho de 2019;
II – 2º (segundo) lote, em 15 de julho de 2019;
III – 3º (terceiro) lote, em 15 de agosto de 2019;
IV – 4º (quarto) lote, em 16 de setembro de 2019;
V – 5º (quinto) lote, em 15 de outubro de 2019;
VI – 6º (sexto) lote, em 18 de novembro de 2019; e
VII – 7º (sétimo) lote, em 16 de dezembro de 2019.
As restituições serão priorizadas pela ordem de entrega das DIRPF 2019.
 
Dica: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
 
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR.
 
No curso você encontra:
  • Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade.
  • Videoaulas simples e didáticas.
  • Passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar
 
Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
 
 
Fonte: Conteúdo via Konkero adaptado Jornal Contábil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário