sexta-feira, 25 de abril de 2014

25 DE ABRIL: DIA DO CONTABILISTA

Oficialmente, o dia do contabilista foi instituído em 23 de maio de 1979 pela lei estadual nº 1989 (SP), contudo, desde 25 de abril de 1926 a data ficou conhecida, pois o então Senador João Lyra, no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem que recebia da Classe Contábil disse a frase que deu início a oficialização da data: “Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro”.
Desde então, a profissão contábil cresceu e se fortaleceu demais, tanto que atualmente, entre contadores e técnicos, somos aproximadamente 500.000 profissionais em todo o país que possui ainda cerca de 400.000 estudantes no curso de Ciências Contábeis, um dos cursos universitários com maior empregabilidade atualmente.
A contabilidade no Brasil também evoluiu desde então. A regulamentação da profissão, a Lei 6.404/76 (Lei das S/A), a convergência da contabilidade às normais internacionais, os livros digitais, são fatores que comprovam tal evolução.
Com os profissionais contábeis não poderia ser diferente. Eles também evoluíram, passando de guarda-livros, como eram chamados os técnicos em contabilidade para profissionais cada vez mais qualificados e requisitados na realização de consultorias empresariais, afinal, é ele quem conhece os números das empresas.
A condição de profissão passiva, onde a maior parte do seu trabalho se resumia em registrar fatos passados agora deu lugar a um trabalho de estratégia, análise e planejamento, sobretudo diante de tanta evolução tecnológica onde o papel, dia após dia vai cedendo lugar aos arquivos e informações digitais.
Impossível ser contabilista nos dias de hoje sem o mínimo conhecimento em tecnologia e informática. Muitos são os layouts, regras de negócios, PVA´s (Programas Validadores e Assinadores) e tantas outras situações que para muitos são encaradas como desafios que fazem do profissional em contabilidade, um ser polivalente.
Que bom podermos fazer parte de uma profissão que cresce, melhora e se faz necessária a cada dia. Parabéns contabilistas.
Que os desafios da nossa profissão nos sirvam de motivação e energia para nos superarmos a cada dia!
Fonte: microwork

Nenhum comentário:

Postar um comentário