A consulta ao segundo lote de restituições do IR 2011 (ano-base 2010) deve ser liberada nesta semana, provavelmente na sexta-feira (8), uma semana antes do pagamento, marcado para o dia 15 de julho.
De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, este segundo lote também deve contemplar idosos acima de 60 anos que não receberam a restituição na primeira liberação, ocorrida em junho, mas eles não devem ser mais a maioria. De acordo com as regras do IR, depois dos idosos, a prioridade no recebimento é para os contribuintes que entregaram o documento pela internet, de acordo com a ordem de envio, seguidos por aqueles que entregaram em disquete.
Formas de recebimento da restituição
As restituições do Imposto de Renda e o ressarcimento de valores referentes a tributos e contribuições federais só são pagos por meio de depósito em conta-corrente ou poupança. De acordo com os técnicos do Fisco, o número de fraudadores vinha aumentando de forma assustadora, pois eles usavam falsas procurações para receberem essas restituições nos caixas dos bancos.
A restituição fica disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante o Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), disponível na internet.
Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença na unidade local da Receita.
Fonte: Site Contábil
Nenhum comentário:
Postar um comentário