quarta-feira, 25 de abril de 2012

25 de abril: dia do contabilista

Em 25 de abril comemoramos o dia do Contabilista, ao qual pretendemos homenagear pela sua grande contribuição na manutenção e ampliação do patrimônio de todos nós.

Dentre as qualidades atribuídas ao homem e que o diferencia dos outros animais, destacam-se como de maior importância a capacidade crítica e a liberdade. A esta segunda liga-se diretamente o direito de propriedade, pois só pode ser livre aquele que pode possuir o fruto de seu engenho e de seu trabalho.
Dessa forma vemos desde o começo da história essa distinta classe trabalhando com esse patrimônio. No início já os encontramos em Creta, na Suméria e no Egito em aproximadamente 3.000 a.C. fazendo o registro de bens nas várias línguas usadas por esses povos. Mais tarde, os Fenícios em 1.100 a.C. inventaram a escrita silábica que muito contribuiu com esses profissionais, naquele momento, em que o comércio registrava um forte crescimento.

Posteriormente, a invenção da moeda e o início do uso do dinheiro de contado, muito veio a contribuir para sua eficiência em seu mister escritural, chegando-se ao Império Romano a um sistema jurídico de contabilidade organizada. No fim da Idade Média Frei Luca Pacioli descobre a metodologia pela qual a todo lançamento a débito deve corresponder outro a crédito correspondente de igual valor, base do atual sistema contábil.

Essa profissão é finalmente reconhecida e regulamentada por Portugal em 1.770 e no Brasil ela primeiramente se organiza através da Associação dos Guarda Livros da Corte em 1869, sendo logo depois reconhecidos os diplomas da Academia de Comércio do Rio de Janeiro e da Escola Prática de Comércio de São Paulo. A profissão contudo apenas é oficialmente reconhecida em nosso País em 1946 pelo Decreto lei 9295/46.

Esse trabalho foi realizado através dos tempos com os instrumentos então disponíveis para ele. Primeiramente com estiletes em pedra ou tabuinhas de barro. Com a descoberta do papiro, posteriormente do pergaminho e finalmente do papel sua execução passou a ser feita com penas e pinceis. A profissão também contou com grande auxílio da imprensa durante o renascimento, da máquina de escrever e de calcular na época contemporânea e atualmente são os computadores e softwares para o segmento que dão a esse serviço uma eficiência como nunca havia tido até então. Entre os fornecedores de software para o setor de contabilidade destacamos a empresa SuperSoft Sistemas.

Assim podemos ver através de toda a história conhecida o trabalho incansável desses guardiões do patrimônio público e privado. Nos tempos atuais eles além do que desde sempre já vinham fazendo ainda erigiram-se em defensores dos cidadãos contra a voragem cada vez maior do Estado Moderno na cobrança de impostos, taxas e mil outras formas de arrecadar recursos a serem devorados pela máquina pública.

Dessa forma, concluímos que a imensa gratidão devida a eles pela sociedade nunca será suficiente para compensar tudo que por ela tem sido feito por eles.

João Carlos Aguiar de Mattos é Diretor Administrativo SuperSoft Sistemas
 
Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário