A Receita Federal recebeu até as 16 horas desta segunda-feira (23), 13.641.435 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2012 (ano-base 2011), um pouco mais da metade do que é esperado pelo fisco. 
O prazo termina no dia 30 de abril. 
A Receita alerta para o risco das pessoas deixarem para enviar a declaração nos últimos dias, pois muitos contribuintes podem encontrar dificuldades devido ao acumulo de acessos ao endereço da Receita.
Extrato da Declaração do Imposto de Renda 
O extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física/2012 já está disponível no portal e-CAC. Para acessar é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. 
O acesso ao extrato permite ao contribuinte: 
- Identificar eventuais pendências que acarretam a retenção da declaração em malha e saiba 
- Como resolvê-las, mediante a apresentação de declaração retificadora; 
- Conferir se as quotas do IRPF estão sendo quitadas corretamente; 
- Solicitar, alterar ou cancelar débito automático das quotas; 
- Identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, dentre outros serviços.
Caso a ferramenta indique pendências na declaração, causadas por erros cometidos pelo contribuinte, ele poderá fazer sua autorregularalização. Para isso, deve retificar a declaração, corrigindo os erros apontados pelo aplicativo. Quanto mais cedo for efetuada a correção, mais rapidamente será liberada a restituição. No caso de imposto a pagar, a correção dentro do prazo de entrega da declaração evita a incidência de multa de mora e juros. 
Para saber como fazer a retificação, consulte as informações disponíveis na página 
http://www.receita.fazenda.gov.br/irpf2012 , no item Declaração/Retificação. 
Para gerar o código de acesso ao portal e-CAC, o contribuinte precisará informar o número do recibo de entrega das declarações de imposto de renda (DIRPF) dos últimos dois exercícios. 
Para acessar o extrato, o contribuinte poderá utilizar o passo a passo, disponível em: 
Fonte: Receita Federal do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário