sábado, 15 de outubro de 2011

ITI propõe novo modelo de teclado para suportar uso do certificado digital

13/10 - Os efeitos do avanço da certificação digital, utilizada para dar validade jurídica a uma série de procedimentos e atos realizados por meio eletrônico, poderão ser sentido também nos equipamentos.

Mais especificamente nos computadores, que poderão ganhar um novo modelo de teclado. Bem mais avançado dos que são comercializados atualmente no mercado brasileiro, eles suportariam a inclusão de leitores inteligentes e biométricos (fingerprint), para uso de certificados digitais padrão ICP-Brasil, bem como para o novo Registro de Identidade Civil (RIC).

A ideia é do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), que pretende encaminhar proposta nesse sentido ao Comitê Brasileiro de Computadores e Processamento de Dados (CB21), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“Essa proposta visa apresentar uma alternativa de economia de escala para o uso das mais diversas aplicações existentes no mercado que exigem a certificação digital padrão ICP-Brasil, como a NF-e, o Conectividade Social ICP, os sistemas da Receita Federal e do Poder Judiciário, por exemplo”, destaca Pedro Paulo Lemos Machado, diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI.

O órgão propõe uma revisão do Código Brasileiro para Intercâmbio de Informação (CBII), registrada pelo Inmetro como NBR 9611 e a consequente adoção de um novo modelo de teclado para computadores (ABNT-3).

Segundo Machado, no início da década de 90 havia mais de 600 configurações diferentes de teclados. Com a padronização da localização de determinados caracteres gráficos e funções de controles alfanuméricos e numéricos essas diferenças foram eliminadas.

Diante dessa situação, foi estabelecida uma mesma disposição dos botões para todos os teclados que seriam comercializados no Brasil que, convencionalmente, foram chamados de ABNT-2.

Para o diretor, o objetivo da proposta é permitir que cidadãos e empresas brasileiras, de posse do seu certificado digital da ICP-Brasil, utilizem uma plataforma multifuncional que garanta a identificação segura, o acesso a serviços e até mesmo a realização de compras em meio eletrônico.

Em termos de políticas públicas, a adoção do novo modelo de teclado se enquadra como uma das ações previstas no programa de massificação da certificação digital da ICP-Brasil incluídas no Plano Plurianual (PPA).

Fonte: Site Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário