domingo, 11 de março de 2012

HISTÓRIA, Dire Straits

Com uma harmonia perfeita de guitarra, teclados, bateria e músicas originais o DIRE STRAITS coloca o seu nome na história como uma das maiores bandas de todos os tempos. Depois do enorme sucesso de Brothers in Arms a banda dá uma parada e volta a gravar em 1990 (não contando alguns álbuns por fora de integrantes, compactos e trilhas sonoras) com o álbum On Every Street. A banda prossegue com as turnês que resulta no álbum ao vivo On The night. Em 1996 Mark Knopfler encerrou de vez com a banda (mas ninguém tem certeza mesmo), MK seguiu fazendo carreira solo onde dentre os ex-integrantes vem se destacando.

Tudo começa quando os irmão Mark e David Knopfler resolvem formar uma banda de rock um tanto diferente das demais (pois estavam na época da plenitude do punk rock). Até então MK já tinha tido outras experiências em outras bandas (na época de formação da banda MK era um professor de inglês) e DK era funcionario público. David(guitarra), Mark(guitarra e vocal), John Illsley(baixo) e Pick Withers(bateria) que se integraram ao grupo, formaram uma banda chamada Cafe Racers que mais tarde passou a se chamar DIRE STRAITS. Juntos fizeram uma demo que incluia um, até então, futuro sucesso do grupo "Sultans of Swing", mais tarde assinaram com o selo Vertigo e conheceram Ed Bicknell que seria o empresária da banda brevemente. Logo lançaram em 1977 o seu primeiro álbum que intulava-se com o nome do grande sucesso da banda que já fora dito aqui.

Em 1979 lançaram o Communiqué que se tornou um sucesso ainda maior do que foi o primeiro alcançando o TOP 10 nos EUA. Após o lançamento deste albúm um dos irmãos Knopfler sai da banda, David, e no seu lugar entra Hal Lindes e junto com ele entra o tecladista Alan Clark. Com essa formação fazem o álbum Making Movies embalado pelos hits Romeo and Juliet e Tunnel of Love, apesar da presença marcande de Romeo and Juliet nas paradas o disco não repete o sucesso.

Em 1982 a banda lança Love Over God que chega a ser o nº 1 nas paradas inglesas e americanas, Terry Willians assume a bateria. Em 1983 MK lança Local Hero e mais tarde a banda lança o compacto Twisting by the Pool. A exemplo de outros lançamentos a banda segue fazendo turnês aonde chegam a bater recordes de público. Em 1984 a banda lança o duplo ao vivo Alchemy que chega a ter um sucesso expressivo (Guy Fletcher integra-se a banda como 2º tecladista). Inicia-se na banda uma produção de vídeos que tem um incentivo maior por parte da MTV.

Em 1985 a banda lança o álbum de maior sucesso de sua carreira e um dos melhores álbuns já de todos os tempos, Brothers in Arms que inova em tecnologia (lançado em CD) e emplaca como o disco mais vendido em todo mundo na época e um dos mais vendidos de todos os tempos consolidando o DIRE STRAITS como uma das maiores bandas de todos os tempos. As músicas do álbum quase todas estoram como grandes sucessos, inclusive Money for Nothing que emplaca com o clip que mais vezes passou na MTV, recordes de público, vendagem e audiência, a banda realiza tantas turnês que se torna a banda que mais tempo realizou turnês no mundo até então (221 shows em 366 dias). Neste álbum a banda tem um novo guitarrista Jack Sonni e um saxofonista, Chris White.
 
Fonte: O dia que passa

Nenhum comentário:

Postar um comentário