sábado, 24 de março de 2012

IR 2012: 4 milhões já entregaram a declaração


Receita alerta para mensagens FALSAS

A Receita Federal recebeu até as 15h desta sexta, 23/03, 4 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2012. O prazo de entrega começou dia 1º de março e termina em 30 de abril.

A declaração deve ser entregue por quem teve rendimentos tributáveis superiores a R$ 23.499,15 em 2011. Os que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

A expectativa da Receita é que cerca de 25 milhões de pessoas entreguem a declaração este ano.

Além da internet (http://www.receita.fazenda.gov.br/), o contribuinte pode declarar em disquete (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal).

Receita Federal alerta contribuintes sobre novas mensagens falsas na internet

A Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física continua sendo motivo para golpes na internet. A Receita Federal reforça o alerta para que não abram, nem respondam mensagens que chegam em suas caixas postais eletrônicas em nome do órgão. A Receita não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome.Veja como proceder perante estas mensagens:

1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;

2. não acionar os links para endereços da internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal; e

3. excluir imediatamente a mensagem.

Veja outro tipo de mensagem falsa:"Declaração Número 39AFS192-2011Pendente de Retificação. A Receita Federal agora com parceria com SERPRO analisou todas as Declarações feitas durante o periodo dos anos de 2011/2012 a fim de solucionar problemas pendentes em nosso sistema atual. Analisando seu CPF encontramos uma divergência a qual acarretou a inclusão na malhafina, estamos enviando um demonstrativo dos números apresentados e dos números divergentes."

Fonte: Receita Fedeal do Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário