quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulheres na Contabilidade: 41% dos profissionais atuantes hoje são do sexo feminino


Atualmente, 41% dos profissionais da contabilidade brasileira são do sexo feminino, com 128 mil contadoras e 70 mil técnicas em Contabilidade, perfazendo um total de 198.802 profissionais que representam a classe em todo o País. Os dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) apontam um acréscimo ao longo dos últimos anos, já que em 2004 eram cerca de 122 mil mulheres CONTABILISTAS atuantes na área. De acordo com o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, hoje as mulheres já representam mais de 50% dos profissionais em alguns estados brasileiros. ``O mercado absorveu muito bem a mulher tanto por sua competência, como pelo meticuloso senso de organização e de disciplina``, atribui Carneiro.

No momento de tantas mudanças na área, como a adoção das normas internacionais de contabilidade nas áreas privada e pública, a crescente participação das contabilistas trouxe ganhos na qualidade da prestação de serviços. Para Carneiro, ``a mulher traz um componente questionador aguçado e de detalhes muitas vezes ignorados pelos homens, além da incessante busca pelo conhecimento e a atualização``.

Para a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, além da evolução qualitativa, é importante destacar o salto qualitativo da mulher na profissão contábil que a coloca em posição de destaque. ``Essa é a grande virada e a mulher contabilista está abraçando este desafio com toda a garra que lhe é peculiar``, define.

Segundo Maria Clara, ainda há dificuldades a serem superadas, visto que as mulheres enfrentam preconceitos e, muitas vezes, uma jornada dupla, dedicando-se à profissão e à família. `O maior desafio é o aprendizado contínuo e a busca pela qualificação profissional, que norteará o indivíduo na profissão, independentemente do gênero``.

Em reconhecimento à dedicação feminina para aprimoramento da Contabilidade, o CFC realiza, desde 1991, o Encontro Nacional da Mulher Contabilista, com foco na discussão de temas atuais sobre a realidade profissional e pessoal das participantes. A entidade trará inovações em 2013, promovendo a nona edição do Encontro a bordo de um transatlântico na cidade de Santos, São Paulo. ``Este grande evento com a marca de qualidade do Sistema CFC/CRCs promoverá um ambiente de conhecimento, troca de experiências, atualização profissional e capacitação, dentro de uma programação trabalhada com muito profissionalismo``, afirma Juarez Domingues Carneiro, completando que o ``ambiente possibilita maior inserção politica da mulher, principalmente nos órgãos de classe``.

Perfil CFC

Criado em 27 de maio de 1946, o Conselho Federal de Contabilidade é dotado de personalidade jurídica de direito público. O CFC é integrado por um representante de cada estado e mais o distrito federal, no total de 27 conselheiros efetivos e igual número de suplentes, com a função de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal; decidir, em última instância, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, além de regular acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.

Fonte: Site Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário