sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sete passos para encontrar o seu lugar no oceano azul digital


Quão azul é o oceano da sua empresa?

Seria ingênuo não admitir que competição se tornou a palavra de ordem do marketing atual. Se formos falar de internet, então, tantas são as ferramentas e possibilidades que se faz de tudo para conseguir um lugar no ciberespaço. Na tentativa de impressionar e superar as expectativas dos clientes, acabamos adotando a mania de ficar sempre de olho no que os outros estão fazendo, achando que a grama do vizinho é mais verde – como já dizia o ditado. Agora, você já parou para pensar se realmente quer se parecer com eles?

Na internet, os concorrentes estão a um clique de distância e em um cenário como este a estratégia do Oceano Azul funciona como uma boa tática. A chave é a inovação com base nos objetivos de negócio, conquistar novos horizontes no mercado através de modelos de negócio únicos. Claro, com a preocupação de identificar as potencialidades da sua empresa e trabalhar os defeitos, sem se deixar guiar pela simples comparação com o que os outros estão fazendo. É cada vez mais importante fazer diferente.

Afinal, não foi em vão que a dupla W. Chan Kim e Renée Mauborgne, integrante do Blue Ocean Strategy Institute na INSEAD, uma das escolas de negócios mais reconhecidas da Europa, passou mais de uma década realizando pesquisas, desbravando 120 anos de história dos negócios, até chegar a uma estratégia de marketing bem-sucedida. O resultado está no livro "A Estratégia do Oceano Azul", que mostra como navegar em uma boa maré pode ser um benefício para as empresas.

Os autores dividem o mercado em dois oceanos: o vermelho, que é o espaço dominado pela concorrência acirrada, onde as regras do jogo já estão bem claras, e o azul, que são os "mares nunca dantes navegados", onde predomina a criatividade e a mera competição é deixada de lado. Este cenário é bem comum quando falamos de web e para explorar o "mar" azul com sucesso é preciso seguir três conceitos chave: inovação com valor, uma liderança capaz de fazer a diferença e um processo claro e justo.

Assim, o lema é "não concorra com os rivais, torne-os irrelevantes". E não duvide do poder que essa premissa pode exercer caso você resolva incorporá-lo à cultura digital. É muito mais gratificante nos guiarmos pela nossa capacidade de inovação e se nós mesmos não acreditarmos nisso, não espere que o vizinho acredite. Lembre-se, "quanto mais você faz benchmarking de seus competidores, mais você tende a se parecer com eles". E enquanto ficamos fazendo comparações, mais tempo o nosso "navio" permanece como alvo de uma verdadeira tempestade sem fim.

Sete passos para encontrar o seu lugar no oceano azul digital

Existem algumas etapas básicas a serem percorridas, que podem ajudar a orientar a estratégia de marketing digital de uma empresa e estabelecer modelos de negócio inovadores.

1. Antes de tudo, defina o objetivo da estratégia. Quanto mais alinhado o objetivo de negócio da empresa estiver aos interesses dos usuários, mais fácil é direcionar as ações;

2. Faça um levantamento dos recursos necessários: quanto tempo será dedicado, quantas pessoas estarão envolvidas, quais serão os gastos;

3. Defina quais processos da empresa devem permanecer os mesmos apesar da mudança de estratégia e quais podem ser modificados;

4. Planeje a implementação da estratégia, quais serão as etapas e quais os responsáveis por cada uma delas;

5. Com o planejamento acima, avalie: o processo definido para a execução da estratégia é capaz de gerar uma inovação de valor? Minha empresa será capaz de atuar em um "oceano azul"?

6. Sendo a resposta para o item acima positiva, inicie a execução das etapas e providencie métodos de análise simultâneos ao acompanhamento do projeto;

7. Avalie o sucesso de cada etapa do plano de ação e providencie insumos para a melhoria contínua da estratégia após a fase de implementação.

Marcos Giuntini

Fonte: Site Contábil

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