segunda-feira, 8 de agosto de 2011

OPERAÇÃO MASCATE – Receita Federal desarticula venda fraudulenta de empresas no Espírito Santo

Em uma operação conjunta a Receita Federal do Brasil (RFB), Ministério Público do Estado do Espírito Santo, Secretaria de Fazenda do Estado do Espírito Santo e Polícia Militar do Espírito Santo desencadearam nesta segunda-feira (08) a Operação MASCATE, desarticulando uma organização especializada em fraudes fiscais e venda fraudulenta de empresas no estado do Espírito Santo (ES).

A ação consistiu na prisão do suspeito de ser o mentor das fraudes e no cumprimento de mandados de busca e apreensão em seu escritório e domicílio. Com as buscas autorizadas pela Justiça, os Órgãos envolvidos na investigação esperam obter informações de outras empresas que utilizaram o esquema, bem como de crimes praticados.

No decorrer dos trabalhos, foi confirmada a venda de empresas ativas e inativas, algumas possuíam cadastro há mais de 10 anos, o que servia para dar aparência de legitimidade às transações efetuadas. Também foi constatada a utilização de laranjas, pessoas sem capacidade financeira, nos quadros societários das empresas.

Depois de vendidas, as empresas supostamente seriam utilizadas para prática de diversos delitos, desde golpes em fornecedores, sonegação fiscal e até lavagem de dinheiro.

A comercialização das empresas era amplamente divulgada por meio de calendários afixados em locais de grande circulação no centro da cidade de Vitória-ES.

Ao todo, estão sendo cumpridos 04 (quatro) mandados judiciais de busca e apreensão no ES e 01 (um) mandado de prisão temporária.

A divulgação dos resultados da Operação Mascate está prevista para às 14:30h, quando será concedida entrevista coletiva no auditório do Ministério Público Estadual do Espírito Santo, com a presença do Delegado da Receita Federal em Vitória.

Fonte: Receita Federal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário