terça-feira, 19 de abril de 2011

Mais da metade dos contribuintes ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda

Agência Brasil

Daniel Lima

O prazo para entrega da declaração do imposto de renda termina na próxima semana (29) e, até agora, mais da metade dos contribuintes ainda não enviaram seus dados. Até o momento, a Receita Federal contabiliza a entrega de 10,390 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2011. O número representa apenas 43,18% das 24 milhões de declarações estimadas para este ano.

Em 2011, as declarações só podem ser preenchidas por meio de aplicativo próprio disponível no site da Receita Federal na internet. O programa gerador da declaração pode ser instalado em praticamente todos os computadores. Depois de preenchida, a declaração deve ser enviada à Receita por meio da internetmediante o uso de outro aplicativo, conhecido como Receitanet, ou entregue em disquete nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

O prazo termina às 23h59min59s do dia 29 de abril. O horário é sempre o de Brasília. Para quem pretende entregar a declaração em disquete no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal, será respeitado o horário de fechamento de cada agência bancária.

Para saber se está obrigado a declarar, a dica para o contribuinte é responder ao Questionário de Obrigatoriedade criado pela Receita Federal. Um tutorial também está disponível no site com orientações sobre todas as etapas, desde o download do programa gerador até a restituição do imposto ou eventuais pendências e regularizações.

O primeiro lote regular de restituições, dos sete previstos, será liberado no dia 15 de junho e o último, no dia 15 de dezembro.

Fonte: Fenacon

Nenhum comentário:

Postar um comentário