quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Profissionais com maior sensibilidade social são mais inteligentes, diz pesquisa

Sensibilidade social pode ser definida pela maneira com que as pessoas percebem as emoções dos outros.

Por Karla Santana Mamona, InfoMoney

A inteligência de uma equipe de trabalho é influenciada por quão bem as pessoas trabalham em conjunto. É o que revela um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em parceria com as universidades Union College e Carnegie Mellon.

Os pesquisadores afirmam que as pessoas que apresentaram sensibilidade social são as mais inteligentes coletivamente. A sensibilidade social pode ser definida pela maneira com que os profissionais percebem as emoções dos outros membros do grupo.

O estudo indica ainda que os grupos em que havia uma pessoa dominada, a equipe era menos inteligente.

Metodologia

Para chegar a estas conclusões, os pesquisadores analisaram 699 pessoas que foram distribuídas em grupos de dois a cinco integrantes. Os participantes trabalharam em conjunto em tarefas como montagem de quebra-cabeça e negociação.

O desempenho dos grupos não foi afetado pelas habilidades individuais. O estudo afirma que a inteligência média e máxima de membros da equipe não reflete no desempenho de seu grupo em geral.

Mulheres

Os grupos com maior número de mulheres apresentaram maior sensibilidade social e inteligência coletiva, na comparação com grupos com menos entrevistadas. Os pesquisadores explicam que isso ocorre porque o sexo feminino tem maior facilidade em lidar com as emoções de outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário