segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Antigo diretor mandou contador maquiar contas

Em depoimento à Polícia Federal, o ex-presidente do grupo Silvio Santos, Luiz Sandoval, apontou Wilson Roberto de Aro, ex-diretor financeiro do banco PanAmericano, e o contador Marco Antônio Pereira da Silva, como os dois responsáveis pelo rombo de R$ 2,5 bilhões na instituição. A informação foi publicada ontem pelo jornal "O Estado de S.Paulo", a quem o executivo concedeu entrevista.

O conteúdo das declarações foi confirmado pelo advogado Alberto Zacharias Toron. Braço direito do apresentador Silvio Santos, Sandoval pediu demissão novembro após o escândalo vir à tona. Toda a diretoria do banco foi afastada por conta de maquiagem no balanço contábil, que causou o rombo de R$ 2,5 bilhões, coberto com empréstimo do FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Em uma reunião, realizada em setembro, os diretores, incluindo Wilson de Aro, teriam dito à Sandoval que a diferença contábil era decorrente de uma "parametrização contábil".

"Nós vendíamos carteiras e tínhamos de dar baixa no ativo. Só que não dávamos baixa completa", afirmou o contador. Ou seja, a empresa produzia um lucro que não correspondia à realidade. O ex-diretor Wilson de Aro informou que só se pronunciará sobre o caso após ter conhecimento do depoimento de Sandoval à PF. O contador Pereira da Silva e seu advogado não foram localizados.

Fonte: Site Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário