quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Novo Modelo de Nota Fiscal Eletrônica entrará em vigor em Abril de 2011

Atenção Contadores e Empresários!
 
Com o crescimento no número de empresas que aderiram a Nota Fiscal Eletrônica, atingindo metade do previsto em dezembro de 2010, foram necessárias melhorias e novos recursos, que serão inclusas na versão 2.0.

Estas modificações estavam previstas para janeiro de 2011, mas foram prorrogadas para Abril/2011.
 
Na versão 2.0 foram acrescentados novos campos de informações que serão levadas ao Fisco Digital, principalmente para as empresas do Simples Nacional.
 
Na primeira fase de implantação da versão 2.0, as empresas emissoras da NF, que já estão obrigadas a enviarem ou disponibilizarem o arquivo XML para seus clientes, deverão fazer o mesmo para as transportadoras que levarão as mercadorias.
 
Com a segunda geração da Nfe, entrarão os "Eventos", sendo a Carta de Correção Eletrônica o primeiro, previsto para Julho/2011. Outros eventos estão sendo concluídos, tais como a obrigatoriedade de confirmar o recebimento da mercadoria ou declarar devoluções e/ou desconhecimento da operação.

A atuação do Fisco de forma Digital contra as fraudes, sonegações e outras práticas desonestas possibilitarão as empresas sérias trabalharem mais tranqüilas, sabendo que a concorrência desleal será eliminada, ou pelo menos reduzida a quase zero.
 
Até o momento já foram emitidas quase dois bilhões de notas fiscais eletrônicas, movimentando mais de R$67 trilhões por cerca de 450 mil empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário