O assunto em pauta nos últimos meses para o setor contábil tem girado em torno do SPED, Sistema Público de Escrituração Digital, são centenas de palestras e cursos oferecidos em todo o Brasil, que basicamente agregam a disciplina e o conhecimento da nova forma da escrituração fiscal, que o contabilista precisa disseminar para seus clientes.
Mais será que este é o único desafio dos contabilistas neste novo momento? Em uma pesquisa desenvolvida com 275 contabilistas no mês de Janeiro de 2010, 79% dos profissionais contábeis declararam que com o advento do SPED o mercado dos seus clientes vai ficar mais competitivo (ver gráfico).
Esse número esta ligado diretamente a nova forma que as empresas terão de administrar, os empresários deverão ter uma visão sistêmica da corporação para estruturar suas tomadas de decisão de forma integrada às diversas áreas inclusive a contábil e boa parte das pequenas empresas brasileiras ainda não detém conhecimento necessário para isso.
Então o termo contabilidade gerencial veio à tona em diversos debates e encontros da área. Mais será que o contabilista terá tempo e estrutura operacional para desenvolver práticas de gestão em todos os seus clientes? Terão como analisar de forma seletiva sua carteira de clientes? Terão ferramentas que auxiliem análises de perfis? São perguntas complexas que normalmente só com um sistema de CRM (Customer relationship management) ou em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente, terá resultados conclusivos.
A ferramenta CRM ajuda o profissional contábil a desenvolver e filtrar de maneira objetiva informações como: clientes que geram muita demanda e pagam pouco honorários, análise de clientes em atraso, controle de clientes rentáveis, demandas geradas para os departamentos, etc. O CRM é uma indispensável, mais na pesquisa desenvolvida com 275 contabilistas, descobrimos que apenas 10% deles utilizam este tipo de software.
A pouca utilização deste tipo de ferramenta, pode gerar vários contratempos, analisando que este artigo demonstra fatores como à possível falta de conhecimento de gestão de seus clientes, a dificuldade dos contabilistas atenderem carteiras muitas extensas de clientes, aumento da demanda pela contabilidade gerencial e o treinamento dos seus funcionários, que muitas vezes em seus departamentos terão funções não apenas operacionais.
Nesse novo cenário, quem souber gerenciar o saber, será mais competitivo do que quem continuar focado apenas em questões operacionais, a adoção da gestão do conhecimento e da inteligência competitiva gera inovação, mas a inovação só acontece quando gera benefício para o cliente.
Pense nisso e aproveite o momento de maior valorização da classe contábil
Informação complementar: toda a pesquisa comentada neste artigo como vários temas sobre marketing para empresas contábeis, podem analisados no Livro a Revolução do Marketing de Serviços para Empresas Contábeis incluindo a internet, que pode ser adquirido no site do autor: http://www.ricardodefreitas.com.br/
Fonte: Blog Contábil
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