quarta-feira, 21 de julho de 2010

Adaptar-se à cultura da empresa acelera o desempenho

O que mais contribui para acelerar o desempenho da liderança e garantir o sucesso de um gestor é a maneira como ele se integra à cultura organizacional e interage com sua equipe. Esta é a opinião de 31% dos 900 dirigentes e profissionais de recursos humanos que participaram de um estudo da Right Management. O item venceu outros considerados "clássicos" como relações interpessoais (26%), raciocínio crítico (21%), habilidades técnicas (12%) e experiência na função (10%).

Segundo Elaine Saad, gerente geral da Right do Brasil, mesmo que um líder tenha um excelente currículo, sua performance fica comprometida quando ele se mostra inflexível ou não consegue se adaptar aos valores da companhia. Consequentemente, não conseguirá engajar e nem desenvolver sua equipe, que também terá um rendimento baixo.

"As empresas que ainda não se deram conta deste cenário correm o risco de perder seus talentos. Quando os colaboradores percebem que há uma lacuna entre a liderança e a cultura organizacional, tendem a perder a motivação e a buscar desafios em outros lugares", afirma.

As aptidões comportamentais, contudo, são abstratas e mais difícil de serem mensuradas - embora existam ferramentas de avaliação que ajudam a minimizar o erro durante o recrutamento. "Geralmente os profissionais costumam ser contratados por suas habilidades técnicas e demitidos pelas comportamentais", ressalta Elaine. Antes de determinar se a pessoa tem a capacidade de adaptação apropriada, porém, é preciso analisar os valores e os processos internos da organização. "Cada empresa tem necessidades e oportunidades específicas. É essencial definir com precisão o perfil mais adequado para os negócios antes de buscar os executivos no mercado."

Na opinião de Elaine, sem líderes adequados não é possível materializar as expectativas dos investidores e progredir com a rapidez desejada. Em momentos de incerteza, contudo, as companhias precisam fazer sua parte. "Elas devem se tornar mais ágeis para não perder tempo e conseguir bons resultados com o quadro disponível", afirma. (RS)

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário