quarta-feira, 21 de julho de 2010

Pontualidade de pagamento das MPEs cresce e atinge o maior nível da história

SÃO PAULO – Em junho deste ano, 95,4% dos pagamentos feitos pelas MPEs (Micro e Pequenas Empresas) aos seus fornecedores foram feitos à vista ou com, no máximo, sete dias de atraso. O percentual, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas, é o maior de toda a série histórica, iniciada em janeiro de 2006.


De acordo com os economistas da Serasa Experian, a pontualidade dos pagamentos das micro e pequenas empresas tende a se manter elevada ao longo dos próximos meses, em patamares acima dos registrados nos anos anteriores.


Para os técnicos, apesar da desaceleração da atividade produtiva em curso, a economia brasileira ainda conseguirá sustentar uma boa taxa de crescimento ao longo do ano de 2010.


Pontualidade por setor

 
A pesquisa mostra que, dentre os setores, as MPEs do comércio foram aquelas que apresentaram maior pontualidade de pagamento em junho, alcançando um percentual de 95,4%.


Considerando os outros setores da economia, a pontualidade de pagamento das empresas do setor de indústria, assim como no setor de serviços, ficou em 95,3% em junho.


De acordo com os analistas, o maior dinamismo do mercado interno tem favorecido mais as empresas cujo foco é o consumidor doméstico, como é o caso das empresas de serviços e comércio, elevando, assim, os níveis de pontualidade de pagamento desses segmentos.


Valores pagos em junho


Na comparação com maio, os valores pagos em dia pelas micro e pequenas empresas recuaram 3%, alcançando um valor médio de R$ 1.495,36. Frente a junho de 2009, esse montante caiu 2,5% - a décima terceira queda anual consecutiva.


Para os técnicos da Serasa, esses recuos consecutivos mostram a recuperação de crédito para as MPEs, o que permite que essas empresas consigam elevar os volumes médios negociados.


Sobre a pesquisa


O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas se baseia em dados de 600 mil micro e pequenas empresas, em um total de 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente.

Fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário