segunda-feira, 5 de julho de 2010

Com qual idade devo incentivar meu filho a trabalhar?

Não existe resposta única, já que a decisão depende de uma série de fatores, principalmente aqueles relacionados às questões financeiras.

Faz parte da educação financeira dos filhos o processo de independência. No entanto, definir este momento é algo complicado, pois não existe regra única. O importante é criar os filhos com a consciência de que, cedo ou tarde, deverão buscar o crescimento profissional e, por meio do emprego, recursos para o próprio sustento.


Se a pessoa tiver condições de esperar o término do ensino médio e a entrada na faculdade para ingressar no mercado de trabalho, vale a pena, já que os objetivos já são mais concretos e é possível ingressar em um emprego de acordo com a área de interesse do jovem.


Para alguns, arranjar um emprego é uma necessidade para a conclusão da própria faculdade, já que o salário será usado para o pagamento das mensalidades. Se esse não é o caso, é importante analisar se arrumar um emprego logo nos primeiros semestres da faculdade não irá prejudicar os estudos.


Como pais, é importante ter em mente que não será no primeiro emprego que o jovem conseguirá a independência financeira. Assim, o apoio da família é de extrema importância nesta hora. Uma boa conversa, para que todos possam expor ideias, necessidades e opiniões, pode ajudar na tomada desta decisão.

Fonte: Finanças Práticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário