sexta-feira, 2 de julho de 2010

Poemas de Charles Robert Keis - "Ô Chefe 45"

Não posso amar-te, e te esquecer não posso,
És a razão única da minha vida;
Sedento, estou deste amor tão nosso,
Que mesmo ao longe, te chamo, querida!
Imaginas só, foi um beijo apenas,
Que trocamos ardentes e com medo,
E se fossem mais, nas horas serenas,
Entre nós dois não haveria segredo!
Você fugiu, saiu embaraçada,
Ofegante, linda, tão acanhada,
E nem lançou-me um último olhar;
Passaram dias, semanas e meses,
Eu ansioso, te esperava às vezes,
Mas maldosa, não quiseste voltar!


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 
Perdi meu pai aos cinco anos de idade,
Nesta quadra tão feliz da existência,
Perdi tudo, fiquei órfão, com saudade,
Daquele que me amava com clemência!
O meu mundo desmoronou-se todo,
Tornei-me presa do medo, da incerteza;
Minha mãe me criou, usando o engodo,
Dentro das possas de nossa pobreza!
Eu chamava meu pai a todo instante,
não sabia a razão dele estar distante,
Tinha inveja dos meninos da rua;
Não tinha dinheiro e nem brinquedos,
E, quando eu voltava dos meus folguedos,
É que sentia a dolente falta sua!

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


Senhor, não quero ver além do monte,
Para mim me basta um passo apenas;
Não quero o vinho, só água da fonte,
Que jorra pura, nas grotas serenas!
Obrigado pela forma do meu rosto,
Meu corpo, eu ouço, canto uma canção,
Suporte a vida quase sem desgosto,
Amo o próximo como ao meu irmão!
Quantos vivem sofrendo nesta vida,
Arrastando uma cruz tão sofrida,
Relegados pela falta de sorte;
Quantos não vêem a beleza da flor,
Outros infelizes, sós, sem amor,
Carregando o duro fardo até a morte!

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


Dizem que para ser homem completo,
Três coisas ele tem que realizar;
Ter filho, escrever um livro seleto,
E afinal, uma árvore plantar!
Consegui tudo isto em minha vida,
Sendo admirado pelos meus
Esforços, nesta luta tão renhida,
Mas tudo, na verdade eu devo a Deus!
Eu já me encontro neste estágio
A vida me legou este apanágio,
Engalanando o destino meu;
Só que ao invés de me tornar um vulto nobre,
Eu me transformei num ser tão pobre,
Em vez de atleta, eu sou um pigmeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário