terça-feira, 7 de setembro de 2010

Carros: atrasos entre 30 e 60 dias no financiamento podem elevar inadimplência

Por: Evelin Ribeiro            07/09/10 - 10h07             InfoMoney


SÃO PAULO – Embora a taxa de inadimplência no financiamento de veículos esteja em queda, o crescimento no índice de atrasos entre 30 e 60 é motivo de preocupação para o setor.


Segundo estimativas do economista da MSantos Agência de Varejo Automotivo, Ayrton Fontes, o índice de atrasos de 30 a 60 dias aumentou 30%. “Certamente teremos pela frente um grande reflexo no no aumento da inadimplência”, disse Fontes.


“Todos os agentes de mercado estão comemorando a queda na inadimplência nos financiamentos, que consideram apenas atrasos superiores a 90 dias. Mas a média histórica de um veículo apreendido para cada quatro inadimplentes tem se mantido, com tendência de alta”, declarou Fontes.


Em queda


Segundo dados divulgados pela Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras) na semana passada, a inadimplência com CDC (Crédito Direto ao Consumidor) para aquisição de veículos por pessoas físicas ficou em 3,4% em julho deste ano, ante os 5,3% registrados no mesmo mês do ano passado – um recuo de 1,9 ponto percentual.


O presidente da Anef, Décio Carbonari de Almeida, atribui a queda à estabilidade do mercado. A queda foi a 13ª consecutiva e já chega a 22,7% desde janeiro.


O atual índice de inadimplência é menor do que o período anterior à crise financeira internacional, deflagrada em setembro de 2008. O saldo das carteiras de financiamento de veículos atingiu R$ 170,4 bilhões em julho, um crescimento anual de 14%.

 
Fonte: Infomoney
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário