terça-feira, 28 de setembro de 2010

Brasileiro deve usar décimo terceiro para incrementar compras no Natal

Por: Gladys Ferraz Magalhães  28/09/10 - 10h46  InfoMoney


SÃO PAULO – O brasileiro deve utilizar o décimo terceiro salário para incrementar as compras do Natal. Ao menos esta é a previsão do assessor econômico da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida.


De acordo com ele, o dinheiro extra não deve ir para o pagamento das dívidas e sim para auxiliar nas compras de produtos de maior valor agregado, sobretudo eletrônicos, que devem ter maior apelo ao consumidor por conta das novas tecnologias.


Compras a prazo


Ainda conforme Almeida, as compras de maior valor, aliadas ao maior endividamento da população e à facilidade de obtenção do crédito, devem fazer com que o Natal tenha a maior parte de suas compras pagas de forma parcelada.


Dessa forma, diz ele, tendo como base o Dia das Crianças, que serve como um termômetro para o Natal, o varejo espera um bom fim de ano, fundamentado no crédito, com prazos mais longos e com promoções conjuntas da indústria e do comércio.


“Em nenhum momento este ano o consumidor priorizou as compras à vista. Quem comprar à vista deve presentear com produtos de menor valor”, diz.


Dia das Crianças

 
Neste Dia das Crianças, de acordo com dados da Serasa Experian, os varejistas de todo o Brasil estimam que, do total de vendas realizadas, 51% serão pagas a prazo, enquanto 49% serão pagas à vista.


As vendas à vista serão feitas principalmente em dinheiro, que corresponde a 39%, seguido pelos cartões de crédito, relativos a 24%. Em seguida vêm: cartão de débito (18%), cheque (17%) e cartão de loja (2%).


Já a composição de vendas a prazo demonstrou o seguinte: 44% serão feitas com cartão de crédito parcelado, 31% com cheque pré-datado, 17% com financiamento ou crediário, 5% com cartão de débito parcelado, 2% com cartão de loja e 1% de outras formas.

 
Fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário