sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cartão de crédito é a principal pendência para 71,5% dos endividados

Por: Equipe InfoMoney  17/09/10 - 10h25   InfoMoney


SÃO PAULO – O cartão de crédito lidera a lista dos tipos de dívidas dos brasileiros em setembro. De acordo com a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), da CNC (Confederação Nacional do Comércio), neste mês, 71,5% dos consumidores endividados têm dívidas com o dinheiro de plástico para arcar.


Considerando as faixas de renda, a situação não muda muito, uma vez que, entre aqueles com ganhos de até 10 salários mínimos, 72% têm dívidas no cartão de crédito, ao passo que entre os que ganham acima desse patamar, 67,3% estão na mesma situação.


De maneira geral, a Peic revelou que, em setembro, 59,2% dos consumidores do País estão endividados – número pouco maior que o registrado em agosto, quando 59,1% estavam nessa situação.


Carnês, crédito pessoal e financiamento de carro

 De acordo com a pesquisa, divulgada na quinta-feira (16), o pagamento dos carnês, do crédito pessoal e do financiamento do carro também estão na lista de dívidas dos brasileiros, atrás do cartão de crédito.


Na primeira modalidade, 24,6% dos consumidores têm dívidas. Entre os que ganham até 10 salários mínimos, 25,3% têm carnês a pagar, ao passo que 18,6% dos que recebem acima desse patamar estão na mesma situação.


Considerando as dívidas no crédito pessoal, 10,7% dos consumidores têm esse comprometimento em setembro. Na análise por faixa de renda, o nível de endividamento nessa modalidade é semelhante. Entre os que recebem até 10 mínimos, 10,5% têm dívidas desse tipo, ao passo que entre os de maior renda, 12,1% estão nessa situação.


No caso do financiamento de veículos, na média geral, 10,4% dos pesquisados têm dívidas desse tipo neste mês. Dentre os que recebem até 10 mínimos, 8,8% têm esse tipo de dívida para pagar, enquanto que, dentre os que ganham acima de 10 salários mínimos, o percentual é de 21,7%.


Cheque especial, pré-datado e consignado


A Peic ainda revelou que, em setembro, 8,4% dos brasileiros têm dívidas no cheque especial. Entre os pesquisados de menor renda, 7,9% têm dívidas nessa modalidade de crédito, ao passo que entre os que ganham acima de 10 salários mínimos, o percentual é de 11,6%.


No cheque pré-datado, o nível de endividamento é de 3,7% entre os que ganham até 10 mínimos e de 5,1% entre os que recebem mais. Ao todo, 3,9% dos entrevistados têm dívidas com pré-datados neste mês.


Segundo o estudo, 3,9% dos brasileiros têm empréstimo consignado para quitar em setembro. Considerando os que ganham até 10 salários, 3,7% têm dívidas com essa modalidade de crédito, ao passo que, entre os de maior renda, 5,2% têm débitos com consignado para quitar.


Financiamento de casa


As prestações da casa própria também estão presentes na lista dos tipos de dívidas dos consumidores em setembro, embora em proporção menor que os demais débitos. Neste mês, 3,3% possuem prestações para pagar.


Considerando as faixas de renda, os que recebem mais de 10 salários mínimos estão mais endividados nessa modalidade (6,6%) do que os que recebem menos do que esse patamar (2,8%).


Sobre a pesquisa

A Peic, da CNC, é uma pesquisa mensal, iniciada em janeiro deste ano. Para compilar os dados, a CNC ouviu 17.800 consumidores de todas as capitais do País.


Fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário