sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A História do Salário Mínimo no Brasil


Salário é a remuneração que o trabalhador recebe por seu serviço executado. O salário mínimo é a menor remuneração que um empregado deve receber de seus empregadores. É estabelecido por lei e atualizado todos os anos de acordo com o custo de vida da população. Foi criado baseado no valor mínimo que uma pessoa gasta para garantir a sua sobrevivência.


O Salário Mínimo foi criado na Austrália no século XIV e no Brasil, surgiu no século XX, com a lei nº185 em janeiro de 1936 e, no dia 1º de maio de 1938, foram fixados os valores e este passou a vigorar em todo o país.


Nesta época, existiam 14 valores diferentes para o salário mínimo, para cada região do país. Sendo que o valor do salário mínimo prar o Rio de Janeiro, era três vezes maior o valor do salário no Nordeste.


Em 1943 o salário mínimo sofreu o seu primeiro reajuste, seguido de outro em dezembro do mesmo ano.


Os aumentos da remuneração mínima, eram calculados para recompor o poder de compra do mesmo. A unificação total ocorreu em 1984.


Dese então, o valor do salário mínimo sofre reajustes anuais e, cada região pode possuir um valor diferente, porém nunca inferior, para o salário mínimo de sua população.


Fonte: Salário Mínimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário