20/09/10 - 10h52
InfoMoney
SÃO PAULO - Inserir serviços e outros recursos em seu web site é uma excelente forma de atrair mais visitantes e mantê-los por mais tempo navegando em sua página.
Com a cultura empreendedora cada vez mais interativa, estar bem posicionado na internet e saber utilizar as redes sociais torna-se cada dia mais importante. Manter os visitantes por mais tempo no seu site é essencial, o que não significa, entretanto, tarefa das mais fáceis.
“Hoje em dia, é muito simples ter um site, seja ele hospedado por um empresa ou de forma gratuita. A internet é barata e tem chance de atingir um público muito maior do que outros veículos de comunicação. Porém, alcançar as pessoas já é uma outra história”, afirma a consultora do Sebrae-SP, Clarisse Barreiros.
Para quem vai fazer um blog
A regra principal do blog é mantê-lo sempre atualizado - se o visitante entrar uma semana depois e a página estiver com a mesma informação de antes, ele não voltará mais.
Segundo a consultora, colocar informações de veículos de comunicação que tratem sobre a sua área de atuação traz um aspecto de "capital social", o que agrada ao visitante.
Alinhe esse usuário ao seu objetivo, produto ou serviço. Ofereça todas as bases para ele se interessar, mas não esqueça: "Nunca minta, não faça campanhas que você não irá cumprir. Isso na internet é muito forte, já que a capacidade de viralização é muito grande", adverte Clarisse.
Outro ponto favorável ao espaço pessoal na web refere-se às ferramentas disponibilizadas pelos sites que hospedam blogs. Atualmente, esses utensílios são bastante didáticos, o que auxilia o monitoramento dos negócios. "Integre sua página com outras mídias, mensure os resultados na sua página".
Para quem conhece as famosas "TAGs", deve-se saber que elas são ponto-chave para o blog ser encontrado na web. Com as palavras corretas, que irão indicar o conteúdo da sua página, os internautas chegarão mais facilmente ao seu endereço.
Para quem vai fazer um site
O site é um espaço de armazenamento de informações e, diferentemente do blog, suas atualizações não precisam ser tão dinâmicas. Contudo, essa ferramenta dá mais liberdade para arquitetar a informação.
"Montar as páginas, atualiza a home e montar tudo o que será disponibilizado é muito importante. O site dá total autonomia de construção, por isso seu preço é maior".
Dá mesma forma que o blog, um site precisa ter informações interessantes, alinhando o cliente com a marca. Com relação a fotos e layouts, avalia Clarisse, eles são muito subjetivos, pois dependem muito da característica de cada produto a ser oferecido, por exemplo.
"Pelo site, você tem toda a capacidade de mapear os acessos da sua página. Vincule uma enquete para saber se as pessoas gostam ou não dela", afirma a consultora.
Redes sociais
"Comece a utilizar a comunicação nas mídias sociais. A sacada é você estar entre os que estão falando na rede". A afirmação de Clarisse é baseada na "onda social" que vem tomando conta da internet.
O Facebook, por exemplo, é uma plataforma que possibilita através de links oferecidos pela rede montar a sua própria segmentação de público, isso utilizando os usuários do próprio canal. A dica é acessar a página www.facebook.com/ad. Lá o usuário saberá como identificar os potenciais compradores do seu produto.
Já o twitter é uma ferramenta poderosa, se for usado de maneira inteligente. A quantidade de uso desnecessário é enorme. Se você começa a seguir pessoas aleatoriamente você é um SPAM e não uma marca. O microblog é principalmente utilizado para regimentar seguidores da rede.
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