sábado, 18 de setembro de 2010

OPERAÇÃO ELDORADO

Brasília, 17 de setembro de 2010 utilizará helicóptero para mapear os condomínios de alto luxo na região

GOEP

A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Piracicaba iniciará na próxima segunda-feira, dia 20/09, a Operação Eldorado, cujo objetivo é fiscalizar o recolhimento de contribuições previdenciárias dos imóveis construídos em condomínios de alto luxo da região de Piracicaba, bem como identificar variação patrimonial a descoberto, aluguéis não declarados dos detentores dos imóveis e possibilitar atuação da Fiscalização junto aos incorporadores imobiliários. Também serão identificados imóveis cujos proprietários já concluíram as obras, mas continuam declarando ao Fisco apenas o terreno. A partir da constatação da irregularidade, os imóveis mapeados poderão ser selecionados para fiscalização e cobrança dos tributos devidos.


Durante a operação, integrantes do Grupo de Operações Especiais de Piracicaba (GOEP) utilizarão o Helicóptero EC-135 da Receita Federal e através das potentes câmeras da aeronave obterão imagens, que serão confrontadas com os cadastros de IPTU das Prefeituras Municipais e imagens de satélite.


Durante as missões, o helicóptero EC-135 da Receita Federal irá operar a partir da Base de Radiopatrulha Aérea (BRPAe) da Polícia Militar de Piracicaba, no aeroporto desta cidade, onde será possível realizar intercâmbio de informações e troca de experiências entre os pilotos das instituições. O apoio do CPI-9 e da BRPAe foi fundamental para que o GOEP pudesse realizar esta Operação.


O inicio da Operação está previsto para as 10:00h do dia 20/09, através de um vôo de reconhecimento tático sobre os condomínios da região.


As 09:30h haverá uma apresentação da Operação e da Aeronave para a imprensa local.


O codinome da Operação: Eldorado


O Eldorado é uma antiga lenda narrada pelos índios aos espanhóis na época da colonização das Américas. Falava de uma cidadela, que é uma cidade fortificada e defendida, cujas construções seriam todas de ouro maciço e cujos tesouros existiriam em quantidades inimagináveis.


O termo “El Dorado” significa “o (homem) dourado” em espanhol. Segundo a lenda, tamanha era a riqueza da cidadela que o imperador tinha o hábito de se espojar no ouro em pó, para ficar com a pele dourada.


A escolha do codinome Eldorado para batizar a nova ação do GOEP, deve-se ao fato de que os condomínios de alto luxo são o equivalente moderno do lendário Eldorado: Verdadeiras cidadelas, protegidas, isoladas por altos muros e com grande concentração de riquezas em seu interior. A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Piracicaba irá agora verificar se todas essas riquezas foram declaradas ao Fisco e tiveram seus impostos regularmente recolhidos.


- Nota publicada pela Assessoria de Imprensa da RFB em São Paulo.


Fonte: Receita Federal do Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário