terça-feira, 21 de setembro de 2010

Consumidor brasileiro está mais consciente de seus direitos e quer melhorias nas leis

57% das pessoas ouvidas em pesquisa do DataSenado disseram não acreditar na força da legislação

Uma pesquisa realizada pelo DataSenado no mês de julho, em 119 municípios do Brasil, apontou que a maioria dos consumidores brasileiros está consciente da existência de leis que protegem seus direitos.


Segundo o levantamento, 98% dos entrevistados afirmaram saber da existência do Programa de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) e 84% disseram já ter ouvido falar no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Vale a pena reclamar


A pesquisa também quis saber dos entrevistados se eles acham que vale a pena fazer reclamações quando se sentirem lesados. 90% disseram que sim, sendo que 82% afirmaram procurar o próprio vendedor e 43% preferem recorrer diretamente ao Procon.


Quanto ao nível de otimismo nos casos de reclamação, 35% dos entrevistados disseram que o consumidor sai ganhando quando reclama. Já os que pensam o contrário são 18%. A pesquisa constatou, ainda, que a expectativa positiva aumenta com o nível de escolaridade. Entre quem tem nível superior, por exemplo, a porcentagem é de 42%.


Legislação precisa de melhorias


Embora a maioria dos entrevistados acredite que após a instituição do Código de Defesa do Consumidor o comportamento dos comerciantes melhorou, há uma divisão de opiniões quando o assunto é eficiência das leis. 43% disseram que a legislação brasileira é suficiente para a proteção do consumidor, e 57% disseram não acreditar na força dessa lei.


Na avaliação do sistema de proteção ao consumidor no país, 39% dos entrevistados acham que a estrutura de proteção é ótima ou boa, 10% disseram que o sistema de proteção é ruim ou péssimo e 47% disseram que o sistema é regular.


Fonte: Administradores

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