17/09/10 - 15h22 - InfoMoney
SÃO PAULO – A partir de 1º de outubro, empresas que se dedicam a atividades estabelecidas por 257 CNAEs (Código Nacional de Atividade Econômica) serão obrigadas a emitir a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).
Para auxiliar no processo da troca da nota fiscal em papel pela nota fiscal digital, a Serasa Experian, aconselha que as empresas confirmem na Sefaz (Secretaria de Fazenda) do seu estado se há inclusões específicas, já que cada estado pode ter particularidades legais em relação à NF-e.
O presidente de Negócios de Identidade Digital da Serasa, Igor Ramos Rocha, acrescenta que a adesão abrange notas fiscais de mercadorias emitidas para outras empresas; para os consumidores, ainda não está contemplada.
Ferramenta
As empresas ainda podem consultar uma ferramenta disponível na internet, desenvolvida pela Serasa Experian, que permite que os empresários verifiquem o seu código de CNAE e a data a partir da qual deverão emitir eletronicamente as notas fiscais. O endereço é www.serasaexperian.com.br/certificados/consultarnfe.
Para deixar de emitir a nota em papel, é necessário que a empresa tenha um sistema emissor de NF-e um Certificado Digital ICP-Brasil.
“Para saber se a sua empresa está incluída nesse novo grupo, com seu código de atividade ou segmento de atuação em mãos, acesse a aplicação acima. Bastam os três primeiros dígitos. Caso esteja incluído na leva de 1º de outubro, recomendamos providenciar o quanto antes o Certificado Digital NF-e”, finaliza Rocha.
Fonte: Infomoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário