quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mídias Sociais: onde estão as empresas contábeis?

Por Tiago Vieira

Portal da Classe Contábil

O conhecimento das mídias sociais é dispensável para a profissão contábil, segundo 64% dos cinqüenta usuários que responderam a uma enquete no Portal da Classe Contábil entre os dias 23 e 29 de agosto. Esse pode ser um dado preocupante, uma vez que, no mês de julho, o Brasil foi apontado pela empresa de análise de mercado digital comScore como o quinto país que mais usa redes sociais.


O Portal também pesquisou em quinze sites, blogs e perfis no twitter de escritórios contábeis dos estados da Bahia, Pernambuco, Fortaleza, Rio de Janiero, São Paulo e Minas Gerais. Desses, cerca de 80% não possuem perfis nas mídias sociais, ou quando possuem, apresentam pouco fluxo de informações que poderiam ser de interesse da categoria.


Contrariando o que mostrou a enquete no Portal da Classe Contábil, a empresa contábil BW Contabilidade, com matriz em São Paulo, há um ano criou um perfil no twitter (@bwcontabilidade) e hoje conta com mais de 1000 seguidores. Segundo o assessor comercial Alan Barbosa, o twitter é um dos principais responsáveis pela valorização da marca. “A venda é conseqüência dessa valorização e o twitter tem nos ajudado na valorização da nossa marca”, revela.


Utilizar as mídias sociais como estratégia de negócio está cada vez mais presente em muitas empresas brasileiras. Segundo a comScore, durante todo o ano de 2010, as empresas deverão investir R$ 13 bilhões em transações utilizando a internet. Metade desse Investimento deverá ser aplicado em estratégias de Marketing digital. De julho do ano passado para julho deste ano, o número de usuários brasileiros saltou de 23,966 milhões para 35,221 milhões.


Na opinião do consultor de mídias sociais Chico Montenegro (@srchico), na internet, a relação empresa–cliente ganha mais força pois facilita o relacionamento da marca com os consumidores. “As mídias sociais abrem espaço para a propaganda boca-a-boca além de representar retenção de custos investidos em divulgação”, defende o consultor.


Nos últimos anos, a contabilidade tem passado por inúmeras mudanças e avanços tecnológicos que buscam o aperfeiçoamento da profissão e dos Serviços prestados. O SPED, a NF-e e o Fcont são alguns exemplos. A redes sociais, se bem exploradas, podem ser uma grande aliada para esse aperfeiçoamento. Para isso, não basta criar perfis nas redes. É preciso publicar conteúdo relevante, estreitar relacionamento com os usuários e, especialmente, monitorar as necessidades e os interesses do público alvo.


Fonte: Classe Contábil

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