quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Turma de Ciências Contábeis - 214051


"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."  (Fernando Pessoa)

Intenso. Inexplicável. Incomparável. Assim foi esse tempo em que estivemos unidos. Um período no qual descobrimos uma pequena parte deste mundo do saber: estudamos, brincamos, aprendemos, sorrimos… Juntos, alunos, professores e até funcionários, vivemos intensamente muitos momentos alegres, produtivos, positivos e inesquecíveis. Momentos esses que, sabemos, permanecerão em nossas vidas, como uma marca tatuada em nossos corações. Cativamos e fomos cativados.


Eu tenho a satisfação e a convicção de dizer que fomos uma turma muito competente. Algumas características puderam evidenciar isso ao longo desse tempo: A criatividade, o saber fazer, a diversidade de conhecimentos gerais com profundidade (a gente dizia que tinha o Google disponível na sala); As experiências profissionais dos colegas enriqueceram muito as aulas e trabalhos; pudemos ver também o desenvolvimento das pessoas, que superaram dificuldades, acidentes, gravidez, e principalmente a timidez.

É importante não nos esquecermos de onde viemos e que mudanças sofremos ao longo desses desafiadores e, muitas vezes, dolorosos anos. Dolorosos sim, pois assistimos a algumas tentativas de baixar o padrão de ensino desta turma. Talvez não tenha sido pior graças a grandes professores que tivemos, que não só se preocuparam em cumprir suas obrigações profissionais, mas souberam defender a qualidade dos ensinamentos - cada um com sua abordagem e sua filosofia de vida. Somos sinceramente gratos.

Tivemos a oportunidade de conviver com todo tipo de pessoas. Dentre elas, muitos alunos destacaram-se . Alguns como questionadores; outros, pela capacidade de expressão e liderança; outros primaram pela organização e pontualidade. Há também aqueles que foram caras de pau que compraram todos os trabalhos prontos e os verdadeiros exemplos de dedicação e persistência (grande Altemir). E como não poderia faltar, aqueles responsáveis por alegrar todas as aulas e motivar os amigos.

Ah, as amizades… Essas, não precisamos nem comentar, pois sem dúvida são sinceras repletas de carinho e dedicação. As panelinhas em que alguns momentos viraram panelas de pressão (rsrsr), os amigos inseparáveis do fundão, as meninas super poderosas (power paf Gils), os virgens das sala, ate isso nossos tivemos, E a todos esses queridos amigos com quem não conviveremos mais diariamente nessa nova fase da vida, só temos a dizer muito obrigado. Até mesmo nos momentos de adversidade, aprendemos. Aprendemos a ser mais humildes e a trabalhar em equipe. (AS COLAS)

E nesse momento tão importante, gostarí¬amos de homenagear, e também de recordar certas manias e momentos inesquecíveis de nossos queridos mestres.

Quem não se lembra do ECORACP do Coelho, as aulas dolorosas de Filosofia do Lauro, o lado Marxista do Adão Galo, o sotaque nordestino do Norton (não é o ant-virus ) era o nosso professor de Direito, o jeito brincalhão e materno da Esimar, as aulas difíceis de Matemática do José Roberto, e do jeito descolado de aprender estatística com pequeno/grande Professor Altemir, e quem não conhece a FOFA do Márcio Heleno e o seu jeito de líder nato e a dificuldade da Benedita de nos ensinar no início. Estas serão as lembranças que nos teremos destes incríveis professores.

Para finalizar, gostarí¬amos de enfatizar que esse momento não é um momento de tristeza porque nos despedimos. Não; esse é um momento de reflexão, de aceitação. De olhar para frente. Um momento de admitir que a vida de cada um de nós é feita de fases. Tudo muda. O mundo muda; mudamos nós. Amadurecemos, e não envelhecemos, só envelhece quem quer. Nossas prioridades mudam e mudarão; nossa leitura de mundo, também. Devemos não nos entristecer porque as coisas acabaram, e sim agradecermos porque elas existiram. Aliás, nada aqui acabou; muito pelo contrário. Esse é tão somente o começo, o ponto de partida para uma geração com vontade e disposição para mudar as coisas. Mudar a própria sina, mudar a realidade que nos cerca. Chegou a vez dessa geração de contadores, da nossa geração, mostrar para o mundo lá fora que tipo de profissionais nos somos.

Nossa formatura é um momento de orgulho em nossas vidas, um acontecimento feliz e inesquecível, abrilhantado por momentos de profundo contentamento, alegrias e grandes esperanças para o futuro.

Obrigada, pais, mestres, funcionários, amigos, alunos.

Não diremos adeus, e sim um “até qualquer dia “ ou quem sabe sermos colegas de trabalho.


Obrigado (RAIMUNDO FERREIRA DA SILVA) ORADOR


Trajetória da Turma de Ciências Contábeis
A nostalgia


Em fevereiro de 2005 inicia na Uninorte duas turmas de ciências contábeis, turmas essas tão especiais, duas turmas que logo logo iriam se unificar, cada uma com suas amizades já formada, empolgação a todo vapor, vontade de estudar era entralhado para alguns e apenas curtição para outros, no primeiro semestre um abalo, ESTA CAINDO O PREDIO DA UNINORTE, nossa era um desespero só, alunos correndo pelos corredores, querendo a todo custo salvar-se, outros pulando pelas janelas, nossa quanta gente machucada, este foi o pior momento desta trajetória,l professores pulando janelas. Senhor deus ajuda-nos, depois deste susto veio as gargalhadas de uma brincadeira de mau gosto. No segundo semestre a unificação das turmas, cada um com seus grupos de amizades já formadas e uma receptividade meio estranha, mas o tempo foi passando e paqueras foram surgindo, amizades se fortalecendo e até entrando nos grupos já formados, nossa isso era bom.


Vieram os professores bons e os professores ruins, que até dava raiva, mas tínhamos medo de brigar com elas, não queríamos ser alvos de professores com raiva, superamos isso com os bons professores que nos dava apoio.


Não éramos muitos unidos para as confraternizações até tentávamos mais eram em vão, oh! turminha que não gostava de uma confraternização, mas tudo bem, mesmo assim nos dávamos muito bem, mesmo com as panelinhas.


Lembramos do Raimundo tentando juntar todos para que fossemos fortes em um único grupão, mas tentativas em vão, falando nele, nossa quanto tínhamos raiva de quando ele começava as discurções com os professores as 22h00min e as aulas terminavam as 22h30min, todos queriam matá-lo. Mas que não deixava de enriquecer as aulas, o Piuí quando ficava vermelho falando de algo, tudo que ele falava ele tinha que ficar vermelho, há até houve a tentativa de tirarmos a virgindade dele, ai, mais um ato falho, a gagueira do Márcio quando ficava nervoso, Bruno comprando os trabalhos e até dando calote, Odion Junior tentado sempre animar a turma com seu sorriso contagiante até pagode agente fazia no fundão, há que saudade, as amigas inseparáveis Márcia, Sonia e Dani que chorava se alguns professores falassem seu primeiro nome Reika, nossa todos nos ficávamos preocupados em eles não dizer o nome dela, o Joseph Junior que era o meio colão da sala, lembramos do Marcio Heleno querendo pega-lo a qualquer custo, mas ele sempre se sefava que neguinho habilidoso, ninguém foi igual a ele, saudade do nosso baixinho amigo. Lembram do Fagner e do Augusto? O Fagner era o advogado contador é tanto que ele foi para o curso de direito, o nosso Patriarca Altemir que era exemplo de respossabilidade e dedicação, todos queriam o Altemir por perto. O Everton que sempre dizia vamos quebrar, se apaixonou e infelizmente acabou, nossa ele ficou muito triste, mas os amigos do fundão estava ali para apoiá-lo, Clarinha que pensávamos que ela era muda pois nunca falava, mas despertava umas elegância e charme que todos adoravam, uma dor para todos o seu acidente, a Albanira a cabeção que era a sabedoria em pessoa, mas muito divertida e alegre, André brigão, Chiquinha, Paulo e Karina as inseparáveis e colavam que doía, nossa se formos falar mais não teremos espaço.


Nestes anos foi tanta alegria diversão e acima de tudo aprendizagem, e amizades que se construíram e ficarão para o resto da vida, ne meninas super poderosas?


O que devemos trazer desta turma é uma nostalgia de que tudo foi maravilhoso, é desculpa por não falarmos de todos, mas todos fazem parte de uma história maravilhosa e cheia de apredinzagem da turma de ciência contábeis 204051. Que Deus abençoe estes novos profissionais.



Escrito por: Raimundo Ferreira da Silva - Março de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário