sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Direto ao ponto: mercado de trabalho nos Estados Unidos é destaque da sessão

SÃO PAULO - O clima positivo dos principais mercados externos foi insuficiente para conter o movimento de realização de lucros da véspera - quando o Ibovespa renovou sua maior alta percentual desde 27 de maio. Assim, o índice encerrou a quinta-feira (2) com leve queda de 0,39%, influenciado também pelas novidades em torno da cessão onerosa e do processo de capitalização da Petrobras (PETR3, PETR4).


Na noite de quarta-feira (1), o preço do barril de petróleo da cessão onerosa para a estatal foi definido em US$ 8,51 (ou R$ 14,96), pondo um fim às especulações que rodeavam a questão. No entanto, as incertezas continuam, já que o prospecto da oferta de ações deve ser enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) nesta sexta-feira (3). A aceitação da oferta por parte dos investidores estrangeiros ainda não é certa, e até a conclusão do processo os papéis podem ficar pressionados, avalia Edgar Tamaki, estrategista da TCX.


No entanto, no curtíssimo prazo, o papel pode sofrer pressão compradora, já que investidores que estavam operando vendidos correm para adquirir papéis, de modo a cobrir sua posição, alerta o estrategista.


Cenário externo


Além da Petrobras, o índice ainda deve ser bastante influenciado com a repercussão do Relatório de Emprego nos EUA, que traz o número de vagas de trabalho criadas (ou subtraídas) nos Estados Unidos em agosto, além da taxa de desemprego para o período. Como a perspectiva é de que os números não sejam muito positivos, lembra Tamaki, o Ibovespa pode acompanhar um possível mau humor dos investidores nos Estados Unidos.


Por outro lado, ainda por lá deverá ser divulgado o ISM Services, que trata da atividade no setor, que representa cerca de 70% da economia norte-americana. Se esse dado for positivo, explica o estrategista, pode até dar um alívio, até mesmo porque a reação aos indicadores produzidos pelo país tem sido contraditória. Nessa semana o mercado ignorou notícias ruins, como as vendas de automóveis, e se apoiou em dados mais positivos, como vendas pendentes de imóveis, conclui Edgar Tamaki.

 
Fonte: Infomoney
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário