terça-feira, 10 de agosto de 2010

Comércio eletrônico pode ser alternativa para as MPEs, diz especialista

SÃO PAULO – O comércio eletrônico pode ser uma alternativa para negócios de micro, pequenos e médios empresários, afirmou o diretor executivo da Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), Gerson Rolim.



“Nós enxergamos o comércio eletrônico como uma excelente e gigantesca oportunidade de negócios para o micro, pequeno e médio empresário. O pequeno empreendedor tem foco em um mercado de nicho, que é o perfil do artesão, que trabalha em um produto específico que acaba sendo regional”, acrescentou, segundo a Agência Brasil.


Preço e produto diferenciados

Segundo Rolim, o e-commerce tem ferramentas que permitem aos consumidores ter instantaneamente a informação de onde comprar pelo menor preço possível. Entretanto, para competir com grandes empresas on-line, é indicado que os pequenos empresários priorizem uma produção diferenciada.


Para o especialista, a internet possibilita também que o empreendedor amplie seu mercado de atuação, já que, sem o e-commerce, as vendas ficam limitadas ao bairro e à microrregião onde ele atua.


Portal

Para estimular as vendas das MPEs pela web, a Camara-e.net, em parceria com o Sebrae-RJ, está desenvolvendo um trabalho de sensibilização e capacitação de micro e pequenos empresários.


O Sebrae irá lançar um portal que possibilitará que as empresas de todo o País, das áreas de comércio, indústria e serviços, façam ofertas e demandas de serviços e produtos on-line. Em uma segunda etapa, que será lançada em 2011, o portal passará a ser também um local de negociações entre as próprias empresas.


Além disso, a entidade fez uma cartilha, denominada A Internet como Ferramenta de Negócios, para orientar empresas que desejarem ingressar no comércio eletrônico.


“É uma cartilha explicativa, que mostra todo o be-a-bá para que a micro e a pequena empresa possa lançar-se no mundo virtual”, explicou o gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae-RJ, Marcelo Weber.


Weber disse ainda que o e-commerce tem crescido de forma acentuada entre as MPEs. Ele destacou que os portais de lojas virtuais são uma boa alternativa para que esses empresários possam tornar seus produtos conhecidos e efetuar bons negócios.


Karla Santana Mamona


Fonte: Infomoney

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