sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pontualidade de pagamento das MPEs atinge 95,3% em julho

SÃO PAULO – Em julho deste ano, 95,3% dos pagamentos feitos pelas MPEs (Micro e Pequenas Empresas) aos seus fornecedores ou 953 pagamentos a cada mil foram feitos à vista ou com, no máximo, sete dias de atraso.


O resultado, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas, aponta uma leve retração de 0,1 ponto percentual ante o mês imediatamente anterior.


De acordo com os economistas da Serasa Experian, a situação deverá ser normalizada ao longo dos próximos meses, já que, sazonalmente, os níveis de pontualidade dos pagamentos durante o segundo semestre são superiores aos do primeiro semestre.


Para os técnicos, isso ocorre porque o dinamismo econômico é maior na segunda metade do ano, em razão do Natal e da entrada da segunda parcela do 13º salário na economia.


Pontualidade por setor


A pesquisa mostra que, dentre os setores, as MPEs da indústria foram aquelas que apresentaram a maior queda na pontualidade de pagamento em julho, saindo de 95,3% para 94,8%.


Já a pontualidade de pagamento das empresas do setor do comércio e de serviços ficou em 95,3% em julho.


De acordo com os analistas, as paralisações da atividade industrial nos dias de jogos da seleção brasileira, durante a Copa da África, e o período de férias escolares afetaram a geração de caixa das empresas industriais, criando dificuldades para que honrassem, com mais pontualidade seus compromissos financeiros durante o mês de julho.


Valores pagos em julho


Na comparação com junho, os valores pagos em dia pelas micro e pequenas empresas recuaram 1,3%, alcançando a média de R$ 1.476,27. Frente a julho de 2009, esse montante caiu 3,7%.


Para os técnicos da Serasa, os recuos anuais estão perdendo intensidade, sinalizando que a melhora das condições de crédito para as micros e pequenas deverá elevar, gradativamente, os volumes médios negociados ao longo dos próximos meses.


Sobre a pesquisa


O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas se baseia em dados de 600 mil micro e pequenas empresas, em um total de 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente.

Fonte: infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário