quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Aprenda a poupar e a investir


ENSINO SUPERIOR - Ajuda financeira

A universidade pode ser cara. Muitas pessoas não podem assumir os custos da universidade de uma só vez e precisam de ajuda. As melhores fontes de ajuda financeira são as bolsas e incentivos do governo que você não tem que devolver. Conheça algumas opções:


FIES - Programa de Financiamento Estudantil

O FIES é uma linha de crédito concedida pelo MEC, que possibilita o empréstimo de até 70% do valor do curso para os alunos matriculados no nível superior, com uma taxa de juros fixa. Os pagamentos começam já durante a faculdade, em parcelas pequenas, e devem ser concluídos num prazo equivalente a uma vez e meia a mais que a duração de seu curso. O FIES exige um fiador e limita o empréstimo a 60% da renda familiar. Entretanto existe a possibilidade de ser indicado um segundo fiador com renda duas vezes maior que o valor da mensalidade, caso a renda familiar não comporte o empréstimo integral. Para saber mais sobre o FIES - Programa de Financiamento Estudantil - clique aqui


Crédito Estudantil Privado


Alguns bancos e instituições financeiras privadas oferecem linhas de crédito especiais para financiar as mensalidades universitárias. Cada uma delas tem suas próprias regras e condições, mas geralmente permitem que só se comece a pagar o financiamento após a conclusão do curso. Consulte o seu banco para saber se ele que oferece linhas de crédito estudantil.


Bolsas e ajuda baseada em mérito


Se você deseja estudar em uma determinada universidade e não pode pagá-la, não se dê por vencido! Pesquise todas as bolsas, os incentivos e outros programas disponíveis para essa universidade. Muitas instituições oferecem bolsas parciais ou integrais para estudantes com bom desempenho no ENEM ou no vestibular, desde que comprovem não ter renda suficiente para arcar com as mensalidades.


Aprenda a poupar e a investir

Na organização de suas finanças pessoais, é muito importante que você siga uma determinada seqüência. Primeiro, como você já viu, é muito importante regularizar suas contas. Depois disso, quando as dívidas não forem mais um problema, você certamente conseguirá identificar pontos a trabalhar em seu orçamento, possibilitando-lhe economizar.


Cumpridas essas duas primeiras metas, é então hora de trabalhar com o dinheiro a seu favor. Como? Investindo o dinheiro poupado!

Tenha sempre em mente a grande diferença entre poupar e investir. Ao economizar e guardar dinheiro, você pode estar deixando-o escapar, caso não opte por alguma alternativa que lhe reponha algumas perdas ao longo do tempo. Para isso, é bom conhecer dois conceitos: taxa de juro e inflação.


APOSENTADORIA - Escolha a sua estratégia

Caso opte por não contratar um plano de previdência privada nos moldes do mercado, você pode separar um pequeno valor todo mês e investir em um determinado fundo. Se você estiver começando a sua previdência privada cedo, poderá se dar ao luxo de ser agressivo e colocar dinheiro em fundos mais arriscados. Se seu fundo perder valor, você terá tempo para deixá-lo crescer novamente. Entretanto, se você está perto de se aposentar, uma perda grande terá um enorme impacto negativo sobre seu conforto financeiro na aposentadoria.

Ações

A ação representa a propriedade de uma empresa. Os acionistas possuem uma parte da companhia (menor fração do capital dessas empresas) e têm direito a uma parcela dos lucros e, dependendo do tipo de ação, um voto sobre como a companhia é administrada.


As empresas emitem ações para aumentar o capital social e os recursos levantados podem ser utilizados para vários fins, sobretudo futuros investimentos.


Os lucros da companhia podem ser divididos entre os acionistas, na forma de dividendos, os quais geralmente são pagos trimestralmente.


Uma ação listada em bolsa é uma ação negociada no pregão de uma bolsa de valores. No Brasil, a Bovespa exerce esta função.


Certamente, você já deve ter visto as siglas ON e PN. Você sabe o que significam?


ON - Ação Ordinária

São ações que conferem ao acionista direito de voto na empresa, por ocasião da realização das assembléias de acionistas. São ações normalmente menos negociadas no mercado que as preferenciais e, portanto, de menor liquidez.


PN - Ação Preferencial

São ações que garantem aos acionistas maior participação nos resultados da empresa, mas que não dão direito a voto.


Característica principal deste investimento:


Investir em ações pode garantir bons ganhos, por conta de apresentar rendimentos mais altos. Mas é importante lembrar o conceito: quanto maior o retorno, maior o risco. O dinheiro não estará disponível rapidamente se você precisar dele, e deve ser encarado como investimento de longo prazo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário