sexta-feira, 13 de agosto de 2010

09/08/2010 - Morre o ex-presidente do CFC Ynel Alves de Camargo

A classe contábil brasileira perdeu nesta segunda-feira (9) um importante realizador e dinâmico administrador da história do Sistema CFC/CRCs. O professor Ynel Alves de Camargo, que exerceu a Presidência do CFC por duas gestões - de janeiro de 1974 a dezembro de 1977 - morreu nesta madrugada, aos 85 anos, em decorrência de insuficiência cardíaca, em sua residência, na cidade de Campos do Jordão (SP).


Contador e administrador de empresas, Ynel Alves de Camargo foi professor titular emérito da Universidade Católica de Santos (SP), também exercendo o magistério na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na Universidade Federal do Amazonas. Na área de educação, exerceu ainda as funções de diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais da Unisantos e diretor-presidente do Instituto Educacional Brasília S/A (SV/SP).


Detentor da Medalha Mérito Contábil João Lyra, mais importante láurea concedida pelo CFC, o professor Ynel - como era respeitosamente chamado - também recebeu várias outras homenagens e títulos por sua atuação à frente de entidades da classe contábil, a exemplo do Diploma de Mérito Profissional da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), recebido em 1996, e da Medalha Hilário Franco, concedida pelo CRCSP em 2003.


Durante suas gestões como presidente do CFC, integrou a ação fiscalizadora dos Conselhos Regionais de Contabilidade, promovendo o primeiro seminário com os funcionários dos setores de Fiscalização e Registro dos CRCs; implantou a auditoria; instalou o setor operacional, com a finalidade de ampliar o apoio aos Regionais; fez várias pesquisas nas faculdades de Ciências Contábeis, para levantar o número de formandos; trabalhou com grande empenho para a unificação da categoria contábil e para a reformulação do Decreto-Lei nº 9.295/46, apresentando anteprojeto de lei no Legislativo federal.


Entre vários outros destaques de suas gestões, o professor Ynel foi ex-coordenador do grupo de estudos do CFC que definiu as Normas Brasileiras de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Auditoria.


O corpo do professor Ynel está sendo velado na Sala 1 (nova) do 2º andar do Memorial Ecumênico Santos (Av. Dr. Nilo Peçanha, 50), em Santos (SP), e será cremado às 17h15 desta segunda- feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário