quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Dia do Administrador: saiba o que você pode aprender com esse profissional

Por: Karla Santana Mamona             09/09/10 - 10h54        InfoMoney


SÃO PAULO – O Dia do Administrador é comemorado nesta quinta-feira (9). A profissão que foi regulamentada há 45 anos contabiliza 304.244 profissionais registrados nos conselhos regionais, segundo informações da Agência Senado.


O CFA (Conselho Federal de Administração) afirma que a expectativa é que, para os próximos anos, aumente o número de pessoas graduadas em Administração no Brasil. Para se ter uma ideia, há dez anos, eram 973 cursos registrados.


Em 2005, esse número subiu para 1.992 cursos. Atualmente, são 1.770 faculdades de Administração no Brasil, sendo que 27% delas, ou 480, estão no estado de São Paulo. O segundo estado com maior número de faculdades é o Paraná, com 168. Acre e Roraima estão no outro extremo, com cinco e seis faculdades, respectivamente.


Perfil do administrador


Para ser o responsável por planejar, organizar, dirigir e controlar uma empresa, é necessário ter características adequadas. O coach Paulo Roberto de Souza afirma que esse profissional tem de ter perfil de liderança, além de ter boa relação com a equipe e capacidade de se comunicar com clareza, para que seja facilmente compreendido por todos.


Em relação às suas atividades, o especialista declara que é comum que os administradores sejam chamados para solucionar os problemas que acontecem na gestão dos negócios. Para que as metas sejam cumpridas, é necessário trabalhar com criatividade, empenho e dedicação.


O que eles podem ensinar


Souza acredita que outras profissões podem aprender com os administradores. De acordo com ele, os profissionais, independentemente da área, devem estar atentos às possíveis crises, sejam elas financeiras, sentimentais ou até mesmo relacionadas à saúde.


Para isso, é importante fazer um planejamento constante do que se pretende realizar, comprar e até mesmo dizer. Estar atento a esses pontos evita uma “falência” em diversos setores.


“O planejamento evita que as pessoas sejam surpreendidas por falhas que podem ser difíceis de serem contornadas. É importante uma administração empresarial e pessoal focada em resultados altamente satisfatórios, mesmo que em alguns pontos haja necessidade de mudar, drasticamente, seu modo de agir. Afinal, crescimento é isso”, diz.


Dicas


Além disso, o coach indica que o profissional:


Defina missão e visão: que é fundamental para saber aonde a pessoa quer chegar. Visão é a definição estratégica de seus sonhos. Definir a visão com clareza direciona os passos, guia e orienta para não perder o foco no caminho. São muitas as possibilidades de distração durante o trajeto, mas a visão lembra o caminho. A missão é o caminho que será traçado para atingir a visão;

Faça uma avaliação com notas de 0 a 10 para cada área de sua vida, como finanças, amizades, relacionamento, trabalho, saúde, entre outros;

Depois de avaliar as notas, faça planos para desenvolver cada área, de forma a perseguir a harmonia, já que sobressair-se em apenas uma delas não garantirá a felicidade.


Fonte: Infomoney
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário