sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A vitamina C pode ajudar os fumantes?

Um estudo publicado no dia 12 de Setembro no periódico Circulation sugere que a vitamina C -- pelo menos quando administrada por via intravenosa -- pode ajudar a reduzir alguns dos efeitos prejudiciais do fumo sobre o coração.

O grupo de pesquisadores verificou que a regulação da circulação sangüínea dentro do coração de fumantes melhorou após a administração intravenosa de vitamina C.

Os participantes do estudo foram 19 homens de meia-idade, de 36 a 50 anos de idade, oito deles não-fumantes saudáveis, e os fumantes de, pelo menos, um maço de cigarros por dia durante pelo menos os últimos 10 anos. Nenhum dos fumantes tinha sintomas de doenças cardíacas.

De acordo com Camici, os fumantes apresentam níveis reduzidos de vitamina C no sangue e em outros tecidos. Os pró-oxidantes existentes no cigarro impedem a regulação do fluxo sangüíneo no músculo cardíaco, através de uma ação tóxica sobre os pequenos vasos (microcirculação), e a atividade antioxidante da vitamina C poderia ter uma ação contrária a esse efeito. Para testar essa hipótese, eles monitorizaram o fluxo de sangue nos pequenos vasos cardíacos dos indivíduos através de uma técnica chamada escaneamento tomográfico por emissão de positrons (ou PET scan, sigla em inglês).

Foram realizados PET scans antes e depois da infusão de um composto, a adenosina, que causa a dilatação das artérias e aumenta o fluxo sangüíneo. Nos fumantes, a adenosina tem um efeito significativamente menor do que nos não-fumantes. Após a administração de vitamina C, a resposta dos fumantes à infusão de adenosina foi normalizada -- tornando-se equivalente à dos não-fumantes.

Na sua discussão, os autores relacionaram seus resultados a algumas informações sobre a dieta e o risco de doenças cardíacas. Observaram que, embora a população européia da região mediterrânea apresente uma tendência a fumar mais que as pessoas do norte da Europa, ela apresenta ter menos doenças do coração. Os pesquisadores sugerem que "a maior quantidade de vitamina C na dieta mediterrânea pode contribuir" para esse fato.

Editora responsável: Dra. Elisabete Almeida - drabetty@lincx.com.br
 
 
Fonte: Blog da Farma Mayanne - Confira mais informações AQUI
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário