sábado, 24 de setembro de 2011

Carro autônomo projetado na Alemanha busca os passageiros




Cientistas alemães revelaram o mais recente avanço na tecnologia de automóveis que se dirigem sozinhos - um veículo autônomo chamado "MadeInGermany" (MIG) que os passageiros podem convocar por telefone para uma carona.

O cientista da computação Raul Rojas e sua equipe na Universidade Livre de Berlim (FU) desenvolveram o carro experimental, que esperam venha a revolucionar o futuro do automóvel. Os passageiros podem telefonar para seu MIG usando um iPad ou smartphone, e o sistema GPS integrado desses aparelhos revela ao carro a localização da pessoa; o veículo determina a melhor rota e informa ao passageiro quanto tempo demorará para chegar.

Os projetistas do carro dizem que sua invenção sustentará desenvolvimentos ecologicamente positivos, ao tornar mais práticos os carros compartilhados - caso diversas pessoas estejam se deslocando na mesma direção, o mesmo táxi não tripulado poderia atender a todas.

O uso da tecnologia poderia reduzir o número de carros em uso em Berlim a um quinto do atual, dizem. "Com um dispositivo multimídia comum (iPad), o motorista terá acesso a todos os sistemas eletrônicos de bordo," disse um porta-voz. "Isso cria possibilidades inteiramente novas de operação do veículo, que vão bem além das ideias anteriores de controle remoto."

Os motoristas que subitamente desejam dirigir o veículo podem desativar a tecnologia automática e assumir pessoalmente o controle. O MIG usa tecnologia de sensores para criar uma imagem tridimensional da rua no computador do carro, de modo que este se torna capaz de detectar bicicletas, pedestres, placas e as marcações na via.

A tecnologia permite que ele responda de forma independente aos semáforos, que ceda passagem de acordo com o código de trânsito e que pare em caso de acontecimentos inesperados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário