quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Quais são os descontos mais comuns no holerite?

Existe uma série de descontos que "atacam" o holerite. Aqui, listaremos apenas os principais. Confira!


No dia do pagamento, todos nós passamos pela mesma situação: primeiro, a alegria em receber o holerite. Depois, a frustração ao abri-lo, ao constatar que o valor líquido (com os descontos) é muito diferente do bruto (valor inicial).


Existe uma série de descontos que "atacam" o holerite. Aqui, listaremos apenas os principais:


INSS


A contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem a finalidade de sustentar o sistema da previdência social, que garante a você e a outros trabalhadores, ativos ou inativos, ter uma renda quando se aposentarem, ou benefícios como auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, entre outros. Para calcular a contribuição que terá de fazer mensalmente, saiba que existe um limite de desconto percentual, que varia conforme a faixa de salário.


Imposto de Renda


Além da contribuição à Previdência, você pode ter abatido do seu salário o Imposto de Renda Retido na Fonte. Os descontos também se distinguem por rendimento, sendo que algumas pessoas são isentas.


Outros descontos


Quem depende de ônibus, trem ou metrô para ir ao trabalho, geralmente recebe o vale-transporte da empresa. No entanto, o benefício pode acabar se revertendo em mais um desconto no holerite: de acordo com a legislação, uma parcela equivalente a 6% do salário bruto do trabalhador é destinada para pagar o vale. O que exceder essa parcela é bancado pela empresa.


Outros benefícios, como plano de saúde e previdência privada, também podem ser em parte ou totalmente custeados pelos trabalhadores, o que gera mais abatimentos no salário. Além disso, independentemente da área de atuação e de ser associado a um sindicato, em março, você e milhões de outros trabalhadores com carteira assinada têm descontada a contribuição sindical, correspondente a um dia (1/30) de salário bruto.

Lins úteis:
 
• Receita Federal - Tabelas para Cálculo do IR
 
• Previdência Social - Tabelas de Contribuição

3 comentários:

  1. sobre o pis vale o salario que esta na carteira ou no horelite pra poder receber o abono completo obrigada...

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se descontos de atrasos e faltas tem que ser feito em holerite....? pois me descontam esses mesmo da minha comissão que tambem não é feito na folha de pagamento.

    ResponderExcluir
  3. o que e desc. ins. saldo veio no meu holerite

    ResponderExcluir