quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O novo modelo de liderança

Esse artigo tem por finalidade falar sobre o modelo inovador de liderança, que hoje as empresas estão buscando e que por sinal esta em falta no mercado.

Por Caio Martins dos Santos em 06/12/2011

Hoje em dia o mundo está cada vez mais globalizado, as mudanças ocorrem rapidamente, com o líder não é diferente. Devido a esses fatores as pessoas também vivem em constantes mudanças, e um líder da atualidade não deve atentar – se só a fatores internos, mas também externos.

Nos tempos de hoje é inaceitável uma liderança ríspida e centralizada, hoje o líder tem que ser flexível, estar sempre a par com as situações procurando exercer o seu papel da forma mais eficiente e eficaz, por isso é preciso estar informado em tudo o que acontece no nosso meio.

Esse novo modelo de liderança mostra a importância do saber ouvir as pessoas que estão em sua volta, alguns lideres não sabem escutar, só sabem falar, e outros ainda nem falar sabem, devido a essa tecnologia alguns lideres se expressam através de mensagens, emails, e etc...

Esse tipo de liderança existia muito há um tempo, hoje ainda existe lideres dessa forma, nós chamamos esses lideres de 1.0. O novo líder como dissemos ele tem que saber escutar, saber preparar novos lideres para uma possível substituição de cargo dentro da empresa, trabalhar em conjunto com a equipe para buscar resultados favoráveis dentro da organização, chamamos esses novos lideres de 2.0.

Hoje o “saber ouvir” é fundamental para uma boa gestão, quando o líder abre espaço para as outras pessoas ele acaba dando uma motivação a mais para o colaborador, deixando ele cada vez mais desinibido, cada vez mais confiante dentro do grupo e com certeza ele se torna mais produtivo.

A importância do feed back é muito grande, o feed back nada mais é do que abordar os colaboradores sem ultrapassar os limites, ou seja, dar algumas dicas para que ele possa ter um posicionamento maior dentro da empresa, chamar a atenção de uma forma que seja construtiva para ambos, buscando assim maior potencial de eficiência do seu colaborador.

Com essa ferramenta é que o novo líder deve trabalhar, deve conhecer a sua equipe de trabalho, assim ele cativa a todos que está em sua volta, conhecer como um todo, mas também um a um, conquistando a confiança de seus subordinados.

Conquistar a confiança, essa é a palavra chave, conquistando a confiança é que você vai saber como agir em determinadas situações.

Sem duvida que as empresas hoje estão buscando no mercado o novo modelo de liderar, pois é esse o modelo que mostra resultados positivos, em todos os aspectos.

Caio Martins – Cursando o 3º ano de Ciências Contábeis

Fonte: Contábeis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário