Consumidor busca convergência e mobilidade nas diversas categorias de produtos tecnológicos.
A empresa de pesquisa GfK destacou em um novo estudo as tendências que estão influenciando o consumo de eletrônicos no planeta e a conclusão foi: o consumidor não abre mão de ter um aparelho que tenha cada vez mais funcionalidades, que seja prático de usar e que o mantenha conectado à internet. Isso é uma das justificativas para o boom dos smartphones e tablets no Brasil e no mundo, conforme mostra estudo divulgado pela GfK Brasil após auditoria em 71 categorias de produtos, entre janeiro e agosto de 2012.
No acumulado destes meses, comparado com o mesmo período de 2011, o número de smartphones vendidos no Brasil subiu 55%. A quantidade de novos modelos aumentou para 40 novos itens contra 28 no ano passado. Os produtos se sofisticaram: memória, processador, conectividade e resolução de melhor de câmera, além de tamanho de tela maior (acima de 4", outra tendência global).
Já os tablets – categoria com pouco mais de um ano no Brasil – tiveram aumento de nas vendas de 267% em relação a 2011. A previsão da GfK é de que o faturamento da categoria de tablets aumente em 49% até o final de 2012 e outros 20% em 2013 em todo o mundo.
"Convergência e mobilidade estimularam as compras de eletrônicos e seguem como tendência para 2013, mas não podemos esquecer que o conteúdo é que acelera a necessidade do consumidor por essas duas características. Cada vez mais as pessoas estão conectadas e compartilhando suas fotos e experiências nas redes sociais, e querem ter interação imediata com seu conteúdo e o dos outros. Acabou a passividade que o consumidor tinha de ficar na frente da televisão. E esse comportamento impacta diretamente nas categorias de produtos eletrônicos. A indústria está buscando se reinventar", explica Claudia Bindo, Gerente de Negócios para Telecom da GfK
Uma pesquisa online também realizada pela GfK com 524 pessoas sobre quais produtos compraram nos últimos seis meses. No ranking dos três primeiros aparecem celular, TV e smartphone. Perguntados sobre a intenção de compras para os próximos seis meses, os entrevistados apontam os tablets em disparado na lista de desejos. "É interessante observar que no processo de decisão de compra de um smartphone o consumidor está atendo às recomendações e à tecnologia e funcionalidades. No caso dos celulares, preço e design também são fundamentais", completa Claudia.
Fonte: Administradores
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