quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Profissão contador: os desafios para 2018 e além

Você deve ter notado que a profissão contador está evoluindo rápido, especialmente no que diz respeito à tecnologia. Diante dessa realidade, se preparar e manter sua empresa contábil atualizada é uma exigência para se posicionar à frente da concorrência. Se você ainda não deu esse passo, que tal começar em 2018?
Neste artigo, você vai ver:
  • Como a profissão contador tem evoluído
  • De que forma a tecnologia impacta a rotina contábil
  • O que vem por aí em 2018 e além
  • Qual o perfil desejado do novo contador
  • O papel do contador consultor
  • O momento da contabilidade digital e na nuvem.

A evolução da profissão contador na história recente

Sholto Macpherson, jornalista de tecnologia aplicada a negócios e especialista em plataformas de contabilidade em nuvem, escreveu um artigo exclusivo para o nosso blog recentemente. No texto, mencionou que muitos contadores foram pegos de surpresa com as atualizações tecnológicas. Disse também que, infelizmente, muitos profissionais têm resistência a mudanças.
E você? Também vê o futuro com certa desconfiança? É bom começar a refletir sobre o presente e projetar os próximos anos.
O que se sabe é que o mercado atual é altamente competitivo. A quantidade de empresas contábeis certamente já chama a sua atenção. Diante de tantos disputando o mesmo espaço, inovar já não é mais um diferencial. Essa é uma postura necessária para sobreviver e atrair clientes.
Mas até chegar a esse cenário, a profissão contador mudou bastante. E tudo isso não começou agora, mas há muito mais tempo.
A contabilidade sempre procurou se adaptar às diversas mudanças que ocorreram na história da humanidade. Teve o método das partidas dobradas, evoluindo os sistemas de custos na Revolução Industrial. Depois, foi criada a contabilidade gerencial com o surgimento das sociedades por ações.
Hoje, o momento é digital. A tecnologia impacta diretamente o trabalho do profissional contábil. Diversas declarações devem ser entregues eletronicamente. Além disso, existe a necessidade de entregar informações corretas e de forma rápida aos empresários.

O SPED como marco da evolução

Para representar a evolução tecnológica das obrigações acessórias, uma sigla que ganhou muita força nos últimos anos no setor é SPED.
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) originou uma nova era contábil com o cruzamento de informações. Há alguns anos, os contadores se preocupavam, essencialmente, em registrar os documentos que os clientes enviavam. Isso além de fazer sua declaração de Imposto de Renda, é claro.
Porém, com a implantação das diversas versões do SPED, toda a empresa precisa terinformações detalhadas e que sejam condizentes.
Além disso, um grande desafio dos últimos anos é aliar a contabilidade com a administração. Afinal, o contador atual é visto como um parceiro da empresa. Não é apenas o profissional que entrega as obrigações acessórias.
Ele se tornou um dos principais aliados do processo de desenvolvimento econômico-financeiro das organizações. Como exemplo, basta lembrar que possui em suas mãos todas as informações da empresa. Vai desde pequenos valores que saem do caixa até altas quantias de aplicações. Com isso, pode ajudar o empresário na tomada de decisões.
Mas para que essas informações sejam enviadas e recebidas de forma ágil, um fator foi primordial para a evolução da profissão contador: a tecnologia.

Como a tecnologia impacta o trabalho da empresa contábil

Para os contadores que estão abertos às mudanças, a tecnologia tende a ser uma grande aliada. Seus reflexos aparecem na produtividadeotimização do tempo e, especialmente, na precisão das informações.
Quem nunca digitou uma informação errada quando as notas fiscais eram lançadas manualmente? Ou até mesmo nos próprios lançamentos dos pequenos valores usados do caixa das empresas. Uma diferença de centavos pode demandar um grande retrabalho para encontrar a origem do problema, não é mesmo?
A verdade é que a tecnologia vêm facilitando a profissão de contador nos últimos anos. Isso ocorre especialmente com os novos sistemas em nuvem integrados aos clientes. Taisferramentas podem ser acessadas de qualquer lugar e de qualquer dispositivo.
Além disso, o sistema em nuvem é muito seguro. Ele não demanda horas de instalação, como os antigos sistemas ERP que precisam de um servidor próprio e da contratação de uma equipe especializada.
Tecnologia significa automação no serviço contábil. Se adaptar às mudanças positivas que isso proporciona pode fazer o contador ganhar muito tempo. É só pensar nas tarefas repetitivas que o serviço de escrituração contábil ainda exige.
Mas para que você esteja preparado para 2018 e os próximos anos, veja a seguir quais são as principais mudanças que você, profissional contábil, deve ter atenção.

Principais mudanças na contabilidade para 2018 e além

O mercado está se adaptando rapidamente a diversas mudanças. Entre eles, contabilidade em nuvem, cruzamento de dados, contabilidade e administração unificados e presença online. Como são muitas novidades, por onde começar? Vamos dar algumas ideias.

O perfil da nova profissão contador

O professor Dr. José Carlos Marion, um dos maiores estudiosos da contabilidade, cita em suas apresentações que a contabilidade é a profissão do terceiro milênio. E ele não fala sem razão.
O contador vive em constantes mudanças, especialmente no que diz respeito à tecnologia. Tanto é assim que diversas informações já não constam mais em papel. Quem imaginava isso há alguns anos?
Para se tornar um verdadeiro contador do futuro, é necessário reduzir os impactos das constante mudanças. E isso pode ser feito antecipando cenários e provocando as soluções.
É preciso participar ativamente das discussões dos processos e das inovações. E algo que podemos verificar nos escritórios que se destacam é o contador gestor, que auxilia na gestão das empresas.
Por isso, a profissão contábil de 2018 depende de aliar tecnologia e gestão. Isso trará muitovalor agregado ao seu escritório. Sem dúvidas, com essas duas atribuições alinhadas, você terá muito destaque no mercado.
Se você ainda não leu o artigo do Ronaldo Dias sobre a contabilidade do futuro, esse é um excelente momento para fazer uma reflexão sobre ele. São palavras divertidas e inquietantes, que justamente mostram como o futuro será muito mais automatizado, tecnológico e com um perfil totalmente gerencial do novo contador.

Constante atualização e atenção às novas obrigações acessórias

Tem algo que não dá para fugir: as constantes mudanças na legislação e a implantação de novas obrigações acessórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário